RELIGIÃO

Rússia: Papa pede fim de guerra repugnante e sem sentido

É um massacre insensato onde a cada dia se repetem atrocidades e estragos na Ucrânia..

Em 20/03/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: REUTERS

Segundo o líder católico, “também nessa semana, mísseis e bombas foram lançados contra civis, idosos, crianças e mulheres grávidas”.   

O papa Francisco voltou a condenar neste domingo (20), durante a cerimônia do Angelus, a guerra na Ucrânia e não poupou termos para definir o conflito iniciado em 24 de fevereiro pela Rússia.   

"Infelizmente, a violenta agressão contra a Ucrânia não diminui".   

Um massacre insensato onde a cada dia se repetem atrocidades e estragos. Não há justificativa para isso. Suplico a todos os atores da comunidade internacional para que se empenhem de verdade em fazer cessar essa guerra repugnante”, disse aos mais de 30 mil fiéis que o acompanharam na Praça São Pedro.   

Segundo o líder católico, “também nessa semana, mísseis e bombas foram lançados contra civis, idosos, crianças e mulheres grávidas”.   

“Tudo isso é desumano, além de ser um sacrilégio porque vai contra a sacralidade de cada vida humana. Sobretudo, de uma vida humana indefesa, que deve ser respeitada e protegida, não eliminada, e que deve vir acima de qualquer estratégia. Não esqueçamos: é uma crueldade desumana e um sacrilégio. Rezemos em silêncio por todos aqueles que sofrem”, acrescentou.   

Francisco ainda falou sobre a visita surpresa que fez no sábado (19) no hospital pediátrico Bambino Gesù, onde se reuniu com crianças – e seus familiares – que foram feridas na guerra ou que fugiram para Roma para realizar tratamentos médicos contínuos – como no caso dos pequenos com câncer.   

“Fui visitar as crianças feridas que estão aqui em Roma.. em um, falta um braço; outro está ferido na cabeça… são crianças inocentes. Penso também nos milhões de refugiados ucranianos que precisaram fugir deixando tudo para trás e sinto uma grande dor por todos aqueles que sequer têm a chance de escapar”, disse ainda.   

“Tanto avós, doentes e pobres, separados dos próprios familiares.. tantas crianças e pessoas frágeis que ficam para morrer sob as bombas, sem poder receber ajuda e sem encontrar segurança nem mesmo nos refúgios antibombas. Me consola, ao menos, saber que a população que ficou sob as bombas não tem a falta da proximidade dos pastores, que nesses dias trágicos estão vivendo o Evangelho da caridade e da fraternidade”, ressaltou.   

No discurso, o chefe da Igreja ainda agradeceu a todos os religiosos e voluntários de órgãos de caridade católicos que permaneceram na Ucrânia e disse que conversou com alguns deles por telefone nos últimos dias.   

Como eles estão próximos do povo de Deus. Obrigado queridos irmãos e irmãs por esse testemunho e pelo apoio concreto que estão oferecendo com coragem a tantas pessoas desesperadas.   

"Penso também no núncio apostólico, que acabou de se tornar núncio, monsenhor Visvaldas Kulbokas, que desde o início da guerra permaneceu em Kiev junto aos seus colaboradores, e com sua presença me torna próximo a cada dia do martirizado povo ucraniano”, concluiu.   

A guerra na Ucrânia é alvo de pesadas críticas de Francisco em todas as oportunidades, seja nas celebrações oficiais ou em encontros, além das redes sociais. A crise, inclusive, já era assunto de diversos discursos antes mesmo do conflito bélico eclodir, sendo citada frequentemente desde novembro do ano passado. (ANSA).  

Leia também:

Em meio a escândalo, bispo de Colônia pede renúncia ao Papa
Estou com coração partido, silenciem as armas, diz Papa
Papa pede a políticos consciência sobre ações na Ucrânia
Papa Francisco voltará a celebrar missa de cinzas em Roma
Papa volta a pedir para que líderes levem paz para Ucrânia
Padre italiano pega mais de 7 anos de prisão por extorsão
Papa encoraja religiosas a reagir contra própria exploração
Capela do Convento ficará fechada para obras de restauro
Papa lamenta as vítimas de chuvas e inundações no Brasil
Papa envia carta para freira que atua com comunidade LGBTQIA+

TAGS:
PAPA | GUERRA | MASSACRE | UCRÂNIA | RÚSSIA | REPUGNANTE | SENTIDO