POLÍTICA INTERNACIONAL

Rússia retira parte de tropas da fronteira com a Ucrânia

Tanque das Forças Armadas da Rússia durante exercícios militares na região de fronteiras.

Em 15/02/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: REUTERS

A notícia atraiu uma resposta cautelosa da Ucrânia e do Reino Unido, mas provocou uma forte alta nos mercados financeiros.

A Rússia afirmou nesta terça-feira (15), que algumas de suas unidades militares estão retornando às suas bases após exercícios perto da Ucrânia, depois de dias de alertas norte-americanos e britânicos de que Moscou pode invadir sua vizinha a qualquer momento.

Não ficou claro quantas unidades estavam sendo retiradas e a que distância, após um acúmulo de cerca de 130.000 soldados russos ao norte, leste e sul da Ucrânia. A notícia atraiu uma resposta cautelosa da Ucrânia e do Reino Unido, mas provocou uma forte alta nos mercados financeiros.

“Sempre dissemos que as tropas retornarão às suas bases após o término dos exercícios. Este é o caso desta vez também”, declarou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

Ele acusou os Estados Unidos de alimentar a crise ao alertar repetidamente sobre uma invasão iminente, a ponto de Peskov dizer que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, fez piadas sobre isso. 

“Ele nos pede para saber se a hora exata, até a hora, do início da guerra foi publicada. É impossível entender essa loucura maníaca da informação”, disse Peskov a repórteres.

O Reino Unido, que com os Estados Unidos tem liderado os alertas de ação iminente, reagiu com cautela. 

“Os russos alegaram que não têm planos para uma invasão, mas precisaremos ver uma remoção completa de tropas para mostrar que isso é verdade”, disse a secretária britânica de Relações Exteriores, Liz Truss, à rádio LBC.

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, afirmou que Kiev só acreditará que a Rússia está agindo para acalmar a situação se vir por si mesma que as tropas russas estão sendo retiradas. 

“Se virmos uma retirada, vamos acreditar em uma amenização”, disse ele à Interfax Ucrânia.

Um porta-voz do Ministério da Defesa russo disse que, embora os exercícios de grande escala em todo o país continuem, algumas unidades dos distritos militares do sul e do oeste próximos à Ucrânia completaram seus exercícios e começaram a retornar à base.

O distrito Militar Sul informou que suas forças começaram a se retirar da Crimeia e retornar às suas bases depois de completar os exercícios na península, que a Rússia anexou da Ucrânia em 2014. Imagens de vídeo publicadas pelo Ministério da Defesa mostraram alguns tanques e outros veículos blindados sendo carregados em vagões ferroviários.

As ações russas, os títulos do governo e o rublo, que foram atingidos por temores de um conflito iminente, dispararam, e os títulos do governo ucraniano também subiram.

“15 de fevereiro de 2022 ficará na história como o dia em que a propaganda de guerra ocidental falhou. Humilhada e destruída sem um único tiro disparado”, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova. (Por Tom Balmforth e Dmitry Antonov - Reuters - MOSCOU)

Leia também:

Ataque da Rússia pode acontecer nesta quarta, diz Ucrânia
Tensão na Ucrânia pressiona cotação do petróleo e inflação
Bolsonaro vai à Rússia em meio ao risco de guerra na Ucrânia
Governo da Ucrânia exige reunião com Rússia em 48 horas
Tribunal alemão rejeita recursos contra obrigatoriedade de vacina
EUA alertam que Rússia pode invadir Ucrânia a qualquer hora
Joe Biden critica censura de orientação sexual em escolas
Programa facilitará entrada de cidadãos brasileiros nos EUA
Washington afirma que Rússia prepara invasão total da Ucrânia
Biden diz que EUA mataram líder do Estado Islâmico na Síria

TAGS:
ATAQUES | RÚSSIA | UCRÂNIA | TENSÃO | RETIRADA | PUNIDADES | BASES