SAÚDE

Sábado (29) é o último dia de campanha contra a pólio

O último dia do mutirão de vacinação contra Polio será neste sábado, em Linhares.

Em 28/10/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Ascom/PML

Segundo a diretora da Vigilância Epidemiológica de Linhares, Jackelene Ramos, até o momento foram aplicadas 7.229 doses contra a pólio, o que representa 64% do público.

O último dia do mutirão de vacinação contra a Poliomielite será realizado neste sábado, dia 29. A iniciativa vai ocorrer das 8 horas às 12 horas, na Unidade Sanitária de Linhares (USL), no bairro Colina. Desde o início da Campanha Nacional, a secretaria de Saúde vem realizando ações para mobilizar a população, que ocorreram em praças públicas e nos Centros de Educação Infantil (do município. A meta é atingir 95% do público-alvo, que são crianças entre 1 e 4 anos de idade.

Segundo a diretora da Vigilância Epidemiológica de Linhares, Jackelene Ramos, até o momento foram aplicadas 7.229 doses contra a pólio, o que representa 64% do público. Em Linhares há 11.206 crianças cadastradas e aptas a receber a vacina, e a meta é alcançar 10.693.

“Podemos aumentar ainda mais esse número neste sábado, que será a última chance para receber o imunizante. Em Linhares, 11.206 crianças podem e devem tomar a vacina, mas ainda faltam 3.977 para que possamos atingir a meta de 95%”, afirmou.

“É importante que os pais levem os filhos nesse último dia de mobilização. O imunizante contra a pólio é de extrema importância nos primeiros anos de vida, para evitar a paralisia infantil. Realizamos as ações durante os sábados para ajuda os responsáveis que não conseguem levar a criança durante a semana em uma Unidade Básica de Saúde”, ressaltou o secretário de Saúde de Linhares, Saulo Rodrigues Meirelles.

A doença

Poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por via fecal-oral (através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas), podendo atacar o sistema nervoso e provocar paralisia flácida aguda, principalmente em membros inferiores. (Por Valda Pessotti Ravani-Ascom/PML)

Leia também:

Sábado (29) é dia de vacinação sem agendamento na Serra
País recebe vacinas da covid para crianças a partir de 6 meses
Serra vai abrir novas vagas para agendamento de consultas
HEC realiza Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral
Outubro Rosa: Paneleiras participam de uma ação pela vida
Serra abre hoje (27) novas vagas para vacina contra Covid-19 
Agentes de saúde é fundamental no combate ao Aedes aegypti
Gripe se aproxima da Covid como principal causa de SRAG
Nutricionistas da Seme é destaque na Mostra de Experiências
Covid: Brasil registra 7,7 mil casos e 197 mortes em 24 horas
PMNV: Secretaria de Saúde alerta sobre Câncer de boca

TAGS:
VACINAÇÃO | CAMPANHA | MUTIRÃO | POLIOMIELITE | LINHARES