SAÚDE

Sábado é dia de mutirão de combate à Dengue em Vitória

Mais um mutirão de combate ao Aedes Aegypti será realizado pela Prefeitura de Vitória.

Em 10/03/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Elizabeth Nader/PMV

Além das inspeções e tratamentos dos possíveis focos do mosquito nos imóveis, também será feito o trabalho de educação em saúde, com orientação aos moradores sobre os cuidados necessários para evitar a incidência e infestação do mosquito.

Vitória unida no combate ao mosquito! Mais um mutirão de combate ao Aedes Aegypti será realizado pela Prefeitura de Vitória. Neste sábado (11), a ação acontece nos bairros Consolação e Gurigica, a partir das 7h30, com a participação dos Agentes de Combate às Endemias, Agentes Comunitários de Saúde e equipe de limpeza da Central de Serviços.

Além das inspeções e tratamentos dos possíveis focos do mosquito nos imóveis, também será feito o trabalho de educação em saúde, com orientação aos moradores sobre os cuidados necessários para evitar a incidência e infestação do mosquito. Além disso, também serão recolhidos entulhos e lixos depositados pelos moradores nas calçadas.

"Essa é uma luta diária que devemos ter contra o mosquito. Convidamos toda a população para, juntos, vencermos a guerra contra o mosquito. São ações que parecem simples, mas que precisam ser feitas por todos nós, e são de grande eficácia no combate ao mosquito. Jogar lixo no lixo, limpar o quintal, tampar as caixas d`água, tonéis, eliminar os vasos de plantas, além de incentivar os vizinhos e amigos a fazerem uma vistoria semanal em casa, são de grande ajuda no combate à proliferação do mosquito", disse a secretária de Saúde, Joanna De Jaegher.

A população pode solicitar a visita dos agentes de endemias entrando em contato com Fala Vitória, pelo 156.

Em caso de febre, dores no corpo, nas articulações ou ao redor dos olhos, ou sangramento nasal, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima de casa para receber atendimento.

Ações

Desde o início da gestão, o trabalho de combate ao mosquito foi intensificado na capital. Entre as principais ações de rotina diária estão as vistorias e controle de larvas nos charcos, áreas alagadas, vistoria e controle de larvas em bueiros e pequenos criadouros, telagem das caixas d'água, controle de larvas em obras e carro fumacê.

Vitória também realiza visitas domiciliares e ações educativas em escolas, praças, feiras e diversos espaços públicos para orientar e alertar as pessoas sobre o combate ao Aedes. A população também pode contribuir para o controle de mosquitos escolhendo um dia da semana para eliminar focos de mosquitos em sua residência ou trabalho, uma vez que 80% dos focos dos mosquitos estão dentro das residências.

Fumacê

Diariamente a PMV realiza aplicação de inseticidas, por meio do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), equipamento da Secretaria de Saúde (Semus), que atua em várias frentes para evitar a proliferação dos insetos. As equipes percorrem os bairros da capital com a aplicação espacial de inseticida, Carro Fumacê e também aplicação de termonebulização portátil nos becos e escadarias. Confira aqui o cronograma.

Serviço:

Ação intensificada de combate ao mosquito
Data: 11 de março (sábado)
Horário: 7h30
Local: bairros Consolação e Gurigica. (Secom/PMV)

Leia também:

> Vila Velha realiza vacinação sem agendamento neste sábado
Vacinação será intensificada em Domingos Martins neste mês
Linhares continua aplicando testes de dengue nas UBS
Aracruz alerta para aumento dos números de casos de dengue
Serra faz um alerta para o uso de pomadas modeladoras
Covid-19: Prefeitura de Linhares fará mutirão neste sábado
Cariacica contra a dengue: Saúde crias pontos de hidratação
Serra abre agendamento para vacina nesta quinta-feira (9)
Saúde informa que vacinação contra mpox começa em março
Março Lilás: Vagas para exame preventivo do colo do útero
Covid: Vitória abre vagas para vacinação infantil e bivalente

TAGS:
VITÓRIA | MUTIRÃO | DENGUE | COMBATE | AÇÕES