LAZER

Sábado é dia de oficina de Desenho & Colagem em Vitória

Neste sábado (12), a partir das 10h30, têm continuidade as oficinas de férias da Casa Porto.

Em 10/02/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

O início das atividades é marcado por exercícios de aquecimento em desenho de observação, que estimulam a percepção aguçada do objeto a ser desenhado e facilitam o processo de construção e finalização do desenho.

Final de semana vem aí e as programações artísticas culturais da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC) não param. Neste sábado (12), a partir das 10h30, têm continuidade as oficinas de férias da Casa Porto das Artes Plásticas. Desta vez o publico terá acesso à oficina de "Desenho & Colagem".

"A oficina prevê a prática do desenho de observação como disparador dos discursos artísticos. Tendo, portanto, o intuito de estimular a verbalização e a conceitualização de um trabalho, que varia desde o que se escolhe desenhar, até a postura ou materiais que se opta para desenhar, seja em pé ou sentado, com grafite, lápis de cor ou carvão", explica a coordenadora das oficinas de férias da Casa Porto, Clícia Paiva Fernandes de Souza Schmildt.

O início das atividades é marcado por exercícios de aquecimento em desenho de observação, que estimulam a percepção aguçada do objeto a ser desenhado e facilitam o processo de construção e finalização do desenho. O aluno poderá usar a colagem nesse processo criativo, com trabalho manual sob a perspectiva dadaísta, movimento artístico que teve como alguns objetivos contrariar a religião, filosofias, ciência e a forma que a sociedade se organizava.

"A prática de produzir desenhos de aquecimento desperta o traço solto do desenho e reformula o desenhar, assim, passa-se a compreender as necessidades dos gostos manuais, neste caso, meio fundamental para o desenvolvimento do artista", afirma um dos instrutores da oficina, Filipe Souza.

"Nosso objetivo é a arte livre e espontânea em que se é possível construir e se apropriar de imagens para criar novas figuras, de acordo com a visão de mundo de cada artista. Nossa oficina ocorrerá de modo orgânico, onde papéis podem se tornar suportes para as colagens ou até mesmo material inicial para construção das novas imagens. Queremos entender a colagem como uma linguagem artística, visando nestes encontros o descompromisso com o real e realismo, onde a linearidade das imagens possa ser abandonada ou reorganizada e qualquer desejo possa ser traduzido por imagens", detalha Matheus Moreira, que também orienta a oficina.

Todas as oficinas de férias da Casa Porto terão seus trabalhos expostos aos visitantes do museu nos dias 18 e 19 de fevereiro e os alunos receberão certificado de participação.

Inscrições

Para participar da oficina que ocorre na sede da instituição, com classificação indicativa livre e entrada franca, basta realizar a inscrição clicando aqui.

Os dados necessários são: nome completo, e-mail, telefone, idade e escolaridade.

A previsão de duração da aula é de duas horas.

Cidades (In)visíveis

A Casa Porto também abriga atualmente, até o dia 6 de abril, a exposição "Cidades (In)visíveis", do acervo fotográfico de Tadeu Bianconi, com curadoria de Fernando Pessoa e projeto educativo de Juliana Pessoa.

Com entrada franca a mostra funciona de segundas às sextas-feiras, das 10 às 19 horas e aos sábados das 10 às 14 horas.

Protocolos

No interior da Casa Porto o uso de máscaras e a utilização de álcool em gel são obrigatórios, seguindo todos os protocolos exigidos pelas autoridades sanitárias para a prevenção e combate ao Coronavírus.

O agendamento prévio não é necessário, porém, o número de visitantes é controlado no local.

Serviço

Oficina de Desenho & Colagem - Programação de Férias da Casa Porto
Quando: sábado (12) às 10h30.
Onde: Casa Porto das Artes Plásticas - Praça Manoel Silvino Monjardim, 66 - Centro Histórico de Vitória.
Dúvidas: casaporto.comunica@gmail.com ou pelo telefone (27) 3132-5295.
Inscrições: Link aqui(Secom/PMV)

Leia também:

De beach tennis a futevôlei: aulas vão movimentar Linhares
Arena Verão em Vila Velha também conta com atrações infantis
Lazer e diversão tomam conta do Festival Verão de Esportes
Praça da Ciência é palco do "Show de Física" nesta sexta (21)
Confira as opções de Lazer em Vitória durante o Verão 2022
Confira a programação cultural desta semana da Arena Verão
Colônia de Férias com muitas brincadeiras para a criançada
Férias: Dicas de locais para levar as crianças para se divertirem
Programação de férias na Praça da Ciência começa em janeiro
Show de Zé Neto & Cristiano em Guarapari, é cancelado

TAGS:
VITÓRIA | CASA PORTO | COLAGEM | DESENHO | OFICINAS