EMPREGO & ESTÁGIO

Saiba como conquistar uma vaga nos programas de estágio

O perfil do estagiário procurado pelas empresas buscam mais por habilidades emocionais.

Em 18/08/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Getty Images

Uma pesquisa feita pela Companhia de Estágios, empresa que conduz processos com mais de quatro mil vagas por ano, mostrou que 24% dos recrutadores estão dispostos a flexibilizar essas exigências, caso o candidato preenchesse os demais requisitos.

“Embora essas habilidades ainda sejam intrínsecas para algumas oportunidades, as empresas estão cada vez mais atentas às habilidades comportamentais dos candidatos, ou seja, nas chamadas soft skills”, diz Tiago Mavichian, CEO da empresa.

Diversas empresas estão com programas de estágio abertos nesse segundo semestre, entre elas Goodyear, P&G, Poliedro e Pátria Investimentos, portanto vale a pena pesquisar e se preparar para eles. Veja algumas dicas para conquistar uma vaga.

Amplie seu repertório

Considerando que boa parte das oportunidades de estágio são voltadas para estudantes a partir do terceiro ano de graduação, aproveite o início da faculdade para viver experiências como projetos acadêmicos, praticar esportes coletivos, entrar em empresas juniores, participar como voluntário em projetos sociais ou mesmo dar aulas de reforço gratuitas em alguma instituição. “A meta é ampliar repertório, ganhar experiência e mostrar que está disposto a aprender”, diz Mavichian.

Busque conhecimento técnico

Nas descrições de vagas há aspectos técnicos que são essenciais para a empresa, dependendo do mercado. Veja quais são os da sua área e procure  cursos complementares. Seja idiomas ou ferramentas, faça o máximo para entrar em contato com esse conteúdo, conversando com profissionais da área, participando de workshops, assistindo a tutoriais ou filmes sem legenda para melhorar sua fluência em outra língua, por exemplo.

Ponha seu nome na rede

Além de se inscrever nos programas de empresas, coloque seus dados também em plataformas que selecionam candidatos para estágios e faça todos os testes disponíveis para deixar claras as suas habilidades.

Cuide de sua imagem digital

Enxergue suas redes sociais e sua página profissional (se tiver um blog, portfolio, etc) como uma extensão do seu currículo e capriche no seu perfil no LinkedIn. Mesmo sem experiência profissional, compartilhe seus cursos, aprendizados, artigos que leu ou achou relevantes, lugares que visitou e que trouxeram algum tipo de conhecimento novo. Mostre suas habilidades e interesses. Vale checar nos anúncios de vagas da sua área quais são os principais termos mais usados e usá-los, assim recrutadores podem encontrar seu perfil com mais facilidade.

Desenvolva soft skills

É importante desenvolver soft skills como empatia, flexibilidade capacidade de ouvir, facilidade de falar em público. Algumas dessas qualidades serão avaliadas nas etapas presenciais dos processos seletivos. Participe de eventos, seja orador dos trabalhos da faculdade, faça aulas de teatro e se exponha a esse tipo de situação em que você está no centro das atenções. 

Reflita sobre o que você pretende

Talvez você não consiga o estágio na empresa dos seus sonhos, mas isso não quer dizer que você deve aceitar uma vaga apenas para cumprir as horas de estágio obrigatórias. Além de ser uma fase de aprendizado intenso, você vai trabalhar entre 20 e 40 horas semanais. Legalmente, vai receber bolsa-auxílio, tem 30 dias de férias e um termo de compromisso (assinado por você, pela empresa e a instituição de ensino em que você está matriculado). Antes de aceitar qualquer proposta, pesquise e entenda quais são os planos da empresa para você e veja se faz sentido em seu plano de desenvolvimento.  (Por Redação/Forbes)

Leia também:

Serra abre processo seletivo para assistente social e psicólogo
250 novas oportunidades de emprego no Sine de Vila Velha
Aracruz: inscrições para Processo Seletivo começa hoje (15)
8 lições de feedback que irão ajudar sua equipe a atingir as metas
Sine Linhares começa a semana com 217 oportunidades
Atos está com mais de 300 vagas de emprego em tecnologia
Oportunidade: vagas exclusivas para PCD em Vila Velha
Serra: Agência do trabalhador estará circulando pelos bairros
Sine de Vila Velha está com 108 oportunidades de emprego
Cariacica: Agência do Trabalhador abre vagas de emprego

TAGS:
DICAS | PERFIL | OPORTUNIDADES | IMAGEM PROFISSIONAL | REPERTÓRIO