CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Samsung lança curso online e gratuito com foco em Internet das Coisas.

Curso será iniciado no primeiro trimestre de 2016.

Em 17/08/2015 Referência JCC

A Samsung, apresentadora da WorldSkills – maior competição de educação profissional do mundo, que acontece nessa semana, no Anhembi Parque, em São Paulo – lança durante o evento um curso online e gratuito, que une educação e tecnologia de uma maneira inédita. Trata-se do Tech Institute Internet das Coisas (IoT – Internet of Things). Com ele, estudantes de todo o Brasil, independente do ano letivo, contarão com uma plataforma para aprender como explorar essa tendência da indústria da tecnologia, que promete revolucionar a maneira como nos relacionamos com a computação e a comunicação. Um dos temas centrais do programa é estimular os alunos no desenvolvimento de soluções e ideias para casa inteligentes.

“Esperamos, com essa iniciativa, atrair a atenção dos jovens para as possibilidades profissionais existentes no setor de tecnologia e motivá-los a estudar para trabalhar com inovação. Além disso, queremos promover o desenvolvimento da Internet das Coisas no Brasil. Acreditamos que atividades como essa podem ajudar a desvendar as infinitas possibilidades de inovação baseadas na vivência dos alunos e oferecer ainda mais benefícios para as pessoas”, afirma Mario Laffitte, vice-presidente de Marketing e Assuntos Corporativos da Samsung.


Com início previsto para 2016, a plataforma está sendo desenvolvida em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológicos (LSI-TEC) e com o apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli – USP). A iniciativa está sendo elaborada com o objetivo de ser o mais inclusiva possível, podendo abranger até mesmo alunos sem conhecimento prévio em tecnologia ou programação. “Na Samsung, acreditamos que a educação é a semente da inovação e a chave para criar uma sociedade melhor. Com este novo Tech Institute disponível de forma gratuita e via internet para todas as pessoas que se interessam por tecnologia, conseguimos democratizar o acesso à informação e mostrar que todo mundo pode ser criativo, inovador e criar novas oportunidades”, avalia Helvio Kanamaru, gerente sênior de Cidadania Corporativa da Samsung.

A plataforma online Tech Institute Internet das Coisas terá cursos de até 30 horas sobre temas como: Internet das Coisas, Programação em Computadores, Eletrônica, Programação em Blocos Eletrônicos com Arduino, Programação em Celulares e Tablets e Montagem de Protótipos. O conteúdo, além de abordar soluções para casas conectadas, trará aos alunos orientações para o desenvolvimento de recursos de IoT para dispositivos vestíveis e até mesmo, para cidades mais inteligentes.

O curso proporciona ainda a aplicação prática dos conceitos. Nele, os alunos serão incentivados a criar um protótipo funcional. Os participantes que tiverem pelo menos 70% de aproveitamento no teste final de cada etapa recebem um atestado de conclusão do curso.

Esta atividade educacional estará disponível em uma plataforma já utilizada pelo Laboratório LSI-TEC para a oferta de outros cursos online.

A Samsung, além de idealizadora do Tech Institute, também empresta sua expertise em tecnologia e, especialmente, em Internet das Coisas. Reconhecida mundialmente como uma das empresas mais inovadoras do mundo, a Samsung tem o compromisso de, até 2017, ter todos os seus dispositivos móveis e TVs compatíveis com IoT e, até 2020, que isso se estenda a todos os produtos sob sua marca. Como comentou o CEO da Samsung Electronics, BK Yoon, durante a CES 2015, a Internet das Coisas tem o poder de transformar as indústrias, alterar a forma como vivemos e trabalhamos e trazer novos níveis de colaboração, controle e comodidade para as pessoas em todos os lugares.

Curso piloto de Internet das Coisas

Até sábado, 15 de agosto, 32 alunos do Ensino Médio de escolas públicas de São Paulo estão participando de um workshop de Internet das Coisas, também promovido pela Samsung em parceria com o LSI-TEC e Poli-USP. Essa atividade é considerada uma etapa “piloto” do novo projeto Tech Institute Internet das Coisas. Durante quatro dias, os alunos recebem formação básica, já podendo colocar em prática os conceitos de IoT e criar soluções inovadoras para uma casa conectada. No sábado, eles apresentarão seus protótipos no estande da Samsung no WorldSkills.

“É um desafio para nós, professores, mostrar para os alunos como a ciência e a tecnologia estão presentes de forma prática em nossas vidas”, avalia Roseli Lopes, professora do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e coordenadora do projeto. “Com esse workshop e, em breve, com o Tech Institute Internet das Coisas, podemos criar uma oportunidade para demonstrar a aplicação de conceitos das ciências exatas, como física e química, por exemplo. E ainda, podemos disponibilizar estratégias e ferramentas, que possibilitam aos estudantes desenvolver soluções simples para o dia a dia, estimulando o interesse para as carreiras tecnológicas”, conclui.

Os participantes do workshop ainda responderão a um questionário de avaliação da atividade, que será utilizado para aperfeiçoamentos e adaptações do Tech Institute Internet das Coisas, curso que está em fase de desenvolvimento e será lançado em 2016.

Sobre o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC)

O Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) é uma instituição de desenvolvimento tecnológico, com linhas de ação reconhecida nacional e internacionalmente, tornando-o um centro de referência mundial dedicado ao desenvolvimento e inovação em tecnologias avançadas. Fundado em 1999, o laboratório é um elo entre a sociedade e as instituições científicas de excelência, promovendo a aplicação do conhecimento em tecnologia e levando inovações tecnológicas a sociedade por meio de parcerias com instituições do setor público e privado. Dirigido por professores da Universidade de São Paulo e com projetos em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da USP, o LSI-TEC conta com uma equipe altamente qualificada e multidisciplinar. Suas atividades são baseadas em três princípios: excelência, inovação e empreendedorismo.

Fonte: Asscom Samsung