CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Samsung revela a arma secreta do próximo Galaxy S23 Ultra

Samsung lança sensor de imagem ISOCELL HP2 de 200 megapixels para smartphones TOP.

Em 18/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Samsung

A nova tecnologia "Dual Vertical Transfer Gate" do modelo Galaxy S23 Ultra, da Samsung, também promete melhorar a capacidade máxima de luz de cada pixel em mais de 33 por cento.

A Samsung anunciou um novo sensor de câmera que se encaixa perfeitamente no próximo Galaxy S23 Ultra. O Isocell HP2 é um sensor de 1/1,3 com 200 megapixels, especificações que batem exatamente com as informações já vazadas sobre o novo modelo. É importante ressaltar que o Isocell HP2 oferece muitas melhorias significativas além de uma simples duplicação da resolução.

O Isocell HP2 expande a gama de sensores de 200 megapixels da Samsung para três, juntamente com os sensores HP1 e HP3 existentes , e já entrou em produção em massa. No entanto, apenas o novo Isocell HP2 corresponde a essas especificações vazadas anteriormente e, portanto, é altamente provável que seja o escolhido para o Galaxy S23 Ultra. Um pouco menor que o atual sensor Isocell HP1, o Isocell HP2 foi projetado para corresponder ao formato físico usado por sensores de 108 megapixels, como o Galaxy S22 Ultra. Marcando-o ainda mais como o sucessor óbvio da linha Galaxy S Ultra.

Última geração

A Samsung já prometeu fotografia noturna e astrofotografia aprimoradas de seu carro-chefe de última geração, conforme revelado em um vídeo promocional que acompanha o recente lançamento de pré-encomendas do Galaxy S23 Ultra. Agora, parece altamente provável que os alegados ‘ detalhes épicos e reprodução de cores’ do Isocell HP2 também cheguem a esse smartphone.

Quando comparado ao Galaxy S22 Ultra existente , o novo sensor da Samsung oferece captura mais rápida para fotos e vídeos, com fotos de 200 megapixels capturadas em até 15 fotos por segundo, em comparação com 10 fotos por segundo em 108 megapixels no modelo atual.

Crucialmente, ele também tem a capacidade de alternar entre 200, 50 e 12,5 megapixels para obter o melhor equilíbrio entre o máximo de detalhes e o máximo desempenho com pouca luz. O Galaxy S22 Ultra, por outro lado, pode gravar em 108 megapixels ou 12,5 megapixels, perdendo o novo modo de 50 megapixels que parece atingir o ponto ideal. 

Vídeo

Além disso, o vídeo pode ser capturado em até 480 qps a 1080p – duas vezes mais rápido que o Galaxy S22 Ultra, enquanto ambos atingem o máximo de 30 qps para vídeo 8K e 120 qps em 4K. A Isocell HP2, no entanto, é capaz de gravar vídeo 8K usando seu novo modo de 50 megapixels, usando mais a área de superfície do sensor e pixels efetivos maiores para melhorar a qualidade.

A nova tecnologia "Dual Vertical Transfer Gate" da Samsung também promete melhorar a capacidade máxima de luz de cada pixel em mais de 33 por cento. Isso promete a capacidade de capturar cenas mais brilhantes com cores mais precisas e sem superexposição.

Super QPD

O novo sensor também oferece uma nova tecnologia de foco automático ‘Super QPD’, o que significa que todos os 200 milhões de pixels podem fornecer dados de foco que podem ser agrupados em superpixels 2 por 2 que reconhecem alterações de padrão horizontal e vertical. A Samsung afirma que o Super QPD permitirá um foco automático rápido ‘mesmo em um ambiente pouco iluminado’.

Embora a simples atualização de 108 megapixels para 200 megapixels possa ser facilmente descartada como um truque, o Isocell HP2 da Samsung parece oferecer várias melhorias que podem fazer uma diferença real na qualidade. Tanto que ficaria muito desapontado por não ver este novo sensor aparecer no Galaxy S23 Ultra. (Por Paul Monckton - da FORBES TECH)

Leia também:

Deslumbrantes: Eventos raros da Lua acontecerão em 2023
Aplicativo móvel Ponto Cachoeiro atinge 24 mil downloads
Vereador protocola indicação para tecnologia 5G na Serra
Painel “Inovação, caminho para sucesso dos negócios” será dia 10
Evento de robótica espera receber até 10 mil pessoas em São Paulo
Vitória: Praça da Ciência recebe projeto Universo no Parque
InovaLab: inscrições são prorrogadas até 19 de setembro
Nos 471 anos de Vitória, programação especial nos CCEC
Operadoras ativam sinal do 5G em Fortaleza, Natal e Recife
Serra: Inscrições para o Prêmio Inoves estarão abertas até dia 27

TAGS:
SAMSUNG | GALAXY | SMARTPHONE | ARMA | TECNOLOGIA