POLÍTICA CAPIXABA

São Mateus recebe Centro de Referência das Juventudes (CRJ)

Casagrande, inaugurou, hoje (14), o quinto Centro de Referência das Juventudes (CRJ) no ES.

Em 14/04/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Hélio Filho/Secom/ES

O Centro de Referência das Juventudes (CRJ) São Mateus vai oferecer gratuitamente cursos, oficinas de geração de renda, sala de informática, passeios e acompanhamento de equipe interdisciplinar.

O governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, inaugurou, nesta quinta-feira (14), o quinto Centro de Referência das Juventudes (CRJ) no Espírito Santo. Desta vez, o município contemplado foi São Mateus, localizado na microrregião Nordeste. Principal projeto do eixo de proteção social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, o equipamento é um espaço moderno e acolhedor para jovens de 15 a 24 anos fazerem gratuitamente cursos, oficinas para geração de renda, entre outras atividades.

O CRJ São Mateus vai oferecer gratuitamente cursos, oficinas de geração de renda, sala de informática, passeios e acompanhamento de equipe interdisciplinar. O espaço está localizado na Avenida Gileno Santos, nº 495, no bairro Ayrton Senna. O imóvel, cedido pela Mitra Arquidiocesana de São Mateus, tem dois pavimentos, com salas multiuso, espaços de dança, laboratório temático de informática e refeitório. Além disso, contará com equipe multidisciplinar com psicólogo, terapeuta ocupacional, educador e assistente social.

A inauguração teve uma apresentação cultural, além da visita ao local onde funcionará o CRJ São Mateus com a exposição dos serviços ao governador Casagrande, que destacou a relevância de mais esse equipamento.

“Estamos fazendo história no Norte do Estado e em São Mateus com todos os investimentos que estamos realizando. Aqui no CRJ os jovens poderão usar essa política pública na busca de oportunidades. Esse é um espaço de integração e de capacitação permanentes, além de inclusão social”, disse o governador.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, falou sobre a emoção de inaugurar mais esse CRJ, assim como o potencial de transformação da vida dos jovens.

“Transformamos a vida das juventudes por meio da cultura, do lazer, do emprego, e de tudo o que o CRJ tem a oferecer. Quando transformamos a juventude, transformamos também as famílias. Um jovem que modifica a sua família também o faz com seu território. A nossa ideia é trazer para a região de Ayrton Senna ainda mais vida com uma juventude que pulsa e é potente”, afirmou.

Parceria

Com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o CRJ São Mateus é fruto do trabalho da Secretaria de Direitos Humanos, em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Instituição Abequar – que integra a Rede Salesiana Brasil de Ação Social -, definida após ampla seleção pública.

“Nossa alegria é grande em poder executar uma política pública que tem uma metodologia interessante e inovadora, que tem tudo a ver com a nossa realidade estatutária. A Rede Salesiana Brasil tem uma felicidade muito grande em poder contribuir principalmente com as juventudes de São Mateus, um município que apresenta uma cultura muito forte e uma juventude muito expressiva. A nossa alegria está em poder provocar impacto e permanência do serviço junto com a política pública, o Poder Executivo Municipal e o Governo do Estado”, disse o membro do conselho curador do Instituto Abequar, Claiton Haroldo Monte.

Estado Presente

O Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Dentro desse projeto, serão implantados 14 CRJs em todo o Estado. A previsão é de que eles estejam em funcionamento neste ano, atendendo 65 mil jovens por ano. Quatro CRJs já estão em pleno funcionamento: Terra Vermelha, em Vila Velha; Feu Rosa, na Serra; Cachoeiro de Itapemirim; Aracruz e, agora, o quinto equipamento em São Mateus. Em breve, haverá novas unidades em Vitória, Serra, Cariacica, Vila Velha, Guarapari, Linhares e Colatina. (As informações são do Governo/ES)

Leia também:

Casagrande inaugura obras e anuncia recursos em Mucurici
Aracruz: Inaugurada a Estação de Tratamento de Esgoto
Governador autoriza obras da estrada da Rota do Carmo
Governador entrega obras no município de Atílio Vivácqua
Governador anuncia extinção de medidas qualificadas no ES
Vacina contra gripe e 4ª dose covid para idosos, sábado (09)
Reforço com Pfizer aumenta proteção das doses da CoronaVac
Serra: Dia Mundial da Saúde lembrado com serviços gratuitos
Covid: Vacina da Janssen recebe registro definitivo da Anvisa
17 escolas de Vila Velha recebem a vacinação para crianças
Abril Marrom alerta sobre doenças que levam à cegueira

TAGS: 
GOVERNADOR | OBRAS | INAUGURAÇÃO | SÃO MATEUS | CRJ