SAÚDE

Saúde alerta para aumento de casos do vírus HIV em Linhares

O número de casos de pessoas infectadas pelo vírus HIV/Aids vem aumentado em Linhares.

Em 21/10/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Felipe Tozatto - Secom/PML

Os testes rápidos para detecção de HIV (Anti-HIV), Sífilis, Hepatite B (HBsAg) e Hepatite C (Anti-HCV), são ofertados para toda a população de graça em todas as unidades básicas de saúde.

O número de casos de pessoas infectadas pelo vírus HIV/Aids vem apresentando índices crescentes em Linhares e preocupa as autoridades sanitárias que orientam as pessoas a serem mais criteriosas com seus parceiros sexuais. O levantamento mensal realizado pelo Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (NAPS), da Secretaria de Saúde, mostra que de janeiro a setembro de 2021 foram diagnosticados 48 novos casos de HIV no Município.

Neste mesmo período, foram também acolhidos 19 casos de pacientes já diagnosticados em outros municípios (transferidos) e que seguem o acompanhamento em Linhares. Foram, então, 67 novos casos de pacientes HIV/AIDS acolhidos nesse período pelo Programa Municipal de IST/AIDS/Hepatites Virais B e C no ano de 2021. Em todo o ano de 2020, foram registrados 41 casos.

O programa que funciona no Naps, no bairro Colina, antigo Hospital Talma, presta aos cidadãos os serviços de prevenção, diagnóstico, assistência e tratamento das IST, HIV/AIDS e Hepatites Virais B e C de acordo com as Diretrizes do Departamento Nacional de IST/AIDS/Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Os serviços são prestados no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Serviço de Atenção Especializada (SAE) Adulto e Pediátrico e Unidade Dispensadora de Medicamentos (UDM).

Os testes rápidos para detecção de HIV (Anti-HIV), Sífilis, Hepatite B (HBsAg) e Hepatite C (Anti-HCV), são ofertados para toda a população de graça em todas as unidades básicas de saúde, por livre demanda, executados pelo Programa e também pelas equipes de Estratégia Saúde da Família, Hospitais e Presídios.

Os pacientes diagnosticados para HIV e Hepatites Virais B e C nas unidades de saúde, hospitais e presídios são encaminhados para continuidade dos cuidados e tratamento no Naps, onde é a sede da referência do programa municipal.

O Programa realiza ainda ações de promoção e prevenção com uma unidade móvel em todo o município. No ano de 2020, foram realizadas 40 ações, mesmo com a pandemia do novo coronavírus.

Causas

Uma das causas do aumento de casos de infectados pode estar na banalização do tema, principalmente pela camada mais jovem da população dada à facilidade de informação. A explicação é do psicólogo Renato Cardia, do Programa Municipal de IST/AIDS/Hepatites Virais B e C.

“Há o entendimento equivocado de que o vírus, ao ser controlado pelo tratamento, não causa mais preocupação. Não é bem assim. O tratamento depende também da aceitação do organismo. O vírus pode ser tratado, mas a doença ainda não tem cura. Então é melhor a prevenção”, alerta o psicólogo.

Cardia lembra que a orientação vale também para o grupo da terceira idade, cuja faixa etária é outra que está na lista de aumento de casos. Na terceira idade, além de não haver o costume do uso de preservativo, as pessoas hoje vivem mais, e passaram a contar com os medicamentos que aumentam a energia sexual.

Segundo Renato Cardia, o problema se agravou com a pandemia. Depois de ficarem mais reclusas no ano passado, as pessoas voltaram a se relacionar mais socialmente este ano, o que pode ter facilitado a troca de parceiros sem a devida proteção.

Independente da orientação sexual, o recomendável é utilizar sempre o preservativo, especialmente entre parceiros cujo relacionamento é recente. Outra recomendação é fazer o teste rápido.

Tratamento

De acordo com especialistas, a pessoa pode estar infectada pelo vírus HIV/Aids sem estar doente.

A pessoa, então, não tem Aids. Ela possui o vírus, apenas. No entanto, se o tratamento não for feito, o vírus agride o sistema imunológico do organismo, permitindo a ação das doenças oportunistas com o aparecimento de emagrecimento, diarreia, queda de cabelo, herpes e outros.

Vale ressaltar que esses sintomas são comuns também em outras doenças e não somente em pessoas que estão doentes pelo vírus HIV.

Com o tratamento, a pessoa pode sair da fase de doença e voltar à fase apenas de portador do vírus. O paciente passa a receber os medicamentos chamados antirretrovirais para bloquear a replicação do vírus para que o indivíduo não adoeça.

Cabe reforçar que os testes rápidos de IST/AIDS, Hepatite B e C são oferecidos de graça na rede pública municipal, tanto no Naps quanto nas Unidades de Saúde. No Naps, são ofertados, além do teste rápido, os testes de laboratório, quando necessário. Os preservativos femininos e masculinos também são distribuídos gratuitamente nas unidades. Aliadas a esses serviços, várias campanhas de conscientização são realizadas periodicamente pelo núcleo.

Apesar do aumento no número de portadores do vírus HIV em Linhares, a quantidade de pessoas doentes é considerada pequena. A constatação foi verificada depois de análise do levantamento mensal do Naps. (Por Alexandre Araújo-Ascom/PML)

Leia também:

Transmissão do coronavírus continua em queda, diz Fiocruz
Saúde da Serra promove 2º dia de testagem rápida para sífilis
Moscou adotará medidas de lockdown para conter alta da covid-19
Vila Velha abre agendamento nesta quinta para D1, D2 e D3
Vitória promove ações de detecção precoce do Câncer de Boca
Vila Velha lança 1ª edição especial do Boletim Epidemiológico
Os planos de saúde podem limitar as sessões de psicoterapia
Estudo mostra eficácia da Pfizer em grupo de 12 a 18 anos
Novos grupos serão vacinados sem agendamento em Vitória
Covid-19 deixou mais de 12 mil órfãos de até 6 anos no país
Estado inicia uso de vacinas heterólogas para aplicação de D2

TAGS:
LINHARES | HIV/AIDS | CASOS | NAPS | PACIENTES