SAÚDE

Saúde bucal é tema de encontro com alunos

Os alunos da EJA receberão orientações sobre doenças bucais.

Em 06/10/2014 Referência JCC

Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Professor Darcy Ribeiro, em Morada da Barra, receberão nesta terça-feira (07) uma atenção especial para a saúde bucal. Essa é mais uma ação do Programa Saúde na Escola (PSE) e da EJA da Secretaria da Educação de Vila Velha. Os estudantes receberão orientações de como prevenir doenças bucais e como realizar uma escovação correta.
 
Segundo o coordenador da EJA, Emerson Giostri, a proposta é trabalhar a multidisciplinaridade de saberes dentro do contexto escolar, desenvolvendo ações de promoção e prevenção da saúde. “Muitos dos alunos da EJA trabalham durante todo o dia, não têm tempo e nem acesso a muitas informações. Essa parceria veio enriquecer ainda mais o atendimento que fazemos aos nossos alunos,” afirma.
 
A coordenadora do PSE, Laura Coutinho, explica que essa ação faz parte de uma das ações compactuadas do programa, avaliação de saúde bucal. “A Proposta do PSE é reforçar a prevenção à saúde dos alunos brasileiros e construir uma cultura da paz”, afirma.

Paralelemente, está sendo aplicado um questionário para montar o perfil dos estudantes da EJA nesta unidade de ensino, um diagnóstico social das necessidades dos alunos. Os estudantes também terão encontro com a assistência social, fonoaudióloga e psicóloga do PSE.
 
O coordenador da EJA explica que essa ação na escola Professor Darcy Ribeiro é piloto e também atende aos professores. “A proposta é ampliar para todas as unidades que atendem a EJA”, conclui.

Fonte: Semcom PVV