SAÚDE

Saúde tem 6,9 milhões de vacinas paradas em aeroporto

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), conversou com o ministro Marcelo Queiroga.

Em 12/08/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde pretende determinar o envio de 3 milhões de doses a diferentes Estados do País até o próximo fim de semana. Os 3,9 milhões restantes ainda precisam do aval da Anvisa.

O Ministério da Saúde possui 6,9 milhões de doses das vacinas da Pfizer e da CoronaVac contra covid-19 paralisadas no centro de distribuição da pasta, que fica localizado vizinho ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

A Saúde pretende determinar o envio de 3 milhões de doses a diferentes Estados do País até o próximo fim de semana. Os 3,9 milhões restantes ainda precisam do aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), que coordena o diálogo dos Estados sobre a pandemia do coronavírus, conversou com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e foi informado sobre a quantidade em estoque e a perspectiva de liberação.

"(Queiroga) disse que chegou a 6,9 milhões de doses (parados no centro de distribuição) e que conseguiu cumprir a regra de autorização sobre qualidade. De hoje para amanhã vai distribuir 3 milhões e falta esta autorização (da Anvisa) para liberar 3,9 milhões", afirmou Dias ao Estadão.

Por causa da falta de doses, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), decidiu suspender a vacinação por idade nesta quinta-feira, 12.

"Recebemos nessa manhã só 37.962 doses. Para vacinar Grupo de 24 anos precisamos de 68 mil. Não vamos usar nosso estoque de 2ª dose. Com isso, suspenderemos a vacinação da primeira dose de amanhã. Só lembrando: Rio com muitos casos de Delta e estoque do ministério é 11,2mi de doses", afirmou o prefeito do Rio nesta quarta-feira, 11.

Hoje, Eduardo Paes afirmou que torce pela chegada de novas doses no fim de semana.

"Com as doses que já temos e com as que estão chegando hoje, conseguimos garantir para amanhã(sexta) a vacinação das pessoas com 24 anos e para sábado as pessoas de 23 anos. Torcemos muito para que o Ministério da Saúde envie mais doses nesse fim de semana", declarou por meio do Twitter.

O atraso na distribuição das vacinas para os Estados e municípios foi motivo de um embate entre o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Em entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira, 11, Doria declarou que o ministro que mentiroso.

"Quero mandar uma mensagem para o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Ministro, aprendi com o meu pai que é feio mentir e que é feio prometer e não cumprir", disse o governador tucano.

Na semana passada, Queiroga se reuniu com o secretário estadual de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, e que busca um entendimento para atender o governo paulista.

"As áreas técnicas do Ministério da Saúde e da secretaria estadual de Saúde tem algumas divergências em relação a metodologias de cálculos de doses de imunizantes de tal maneira que conversamos de maneira muito detida e, inclusive, com as áreas técnicas e demos uma missão a eles de chegarem a um denominador comum", declarou o ministro após a reunião. (Estadão Conteúdo)

Leia também:

Cariacica abre agenda para vacinar pessoas com 25 ou mais
Vila Velha abre agenda com 12 mil vagas ao público de 25 anos
Vitória abre agenda com 3,2 mil vagas para 2ª dose da Pfizer
SBACV-ES: Celebridades alertam sobre as doenças vasculares
Com avanço nas Américas, Delta é altamente preocupante
Vila Velha abrirá agenda para mais 5.200 doses contra covid
Prefeitura de Serra abre agenda para vacinar contra covid e gripe
Pfizer entregará 17,6 milhões de doses até 22 de agosto
Vitória começa a vacinar pessoas com 25 anos na terça (3)
Médicos apontam aumento da miopia durante a pandemia
Rio tem ainda 76 mil pessoas acima dos 40 anos não vacinadas
Hospital do Câncer de Presidente Prudente é credenciado ao SUS
Escassez de doses e desigualdade marcam vacinação na África
Inteligência artificial desafoga sistema de saúde na pandemia
Alimentação adequada ajuda a melhorar a qualidade do sono
Prefeitura de Vila Velha realiza grande ação em prol da saúde
Cuidado e preservação ambiental envolve crianças em Vitória
Vila Velha lança projeto literário para ciclo de alfabetização
Qualificar ES abre inscrições para a formação continuada
Enem 2021 tem 3,1 milhões de inscrições confirmadas
Serra abre inscrição no curso para candidato a direção escolar
Prefeitura de Vitória adota revezamento diário nas escolas
Saúde na Escola orienta alunos sobre saúde bucal e covid-19

TAGS:
DELTA | LAMBDA | MIOPIA | AFTAS | VARIANTE | CORAÇÃO | FÉRIAS | ANOREXIA | VACINA | DOENÇAS | OBRAS