SAÚDE

Saúde: Vitória participa de estudo nacional sobre o HPV

Vitória aderiu ao Estudo Epidemiológico sobre a Prevalência Nacional de Infecção pelo HPV

Em 01/02/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

Para a realização do estudo, serão realizados 718 testes gratuitos em jovens voluntários, independente do sexo, que possuam idade entre 16 e 25 anos e que já tenham iniciado a vida sexual.

O município de Vitória aderiu ao Estudo Epidemiológico sobre a Prevalência Nacional de Infecção pelo HPV, de iniciativa do Ministério da Saúde. Profissionais do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS e do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, estiveram com equipes de saúde de Vitória orientando e tirando dúvidas sobre a pesquisa.

Para a realização do estudo, serão realizados 718 testes gratuitos em jovens voluntários, independente do sexo, que possuam idade entre 16 e 25 anos e que já tenham iniciado a vida sexual. Os testes serão realizados nas unidades básicas de saúde do Forte São João, Santo André, Santo Antônio, São Cristóvão, Consolação e Ilha das Caieiras.

Dentre os principais objetivos dessa análise está avaliar a eficácia da vacina contra o HPV e traçar o perfil da população jovem voluntária à pesquisa, considerando as condições socioeconômicas, uso de álcool e outras drogas, utilização de preservativos e outros métodos de controle da gravidez. O resultado do teste é confidencial e deve ser retirado pelo próprio paciente no site do estudo.

"O HPV é um vírus sexualmente transmissível muito comum. Existem vários tipos de HPV, alguns, considerados de baixo risco, podem causar verrugas nas genitais. Mas os vírus de alto risco podem causar câncer de colo uterino, no pênis, ânus e na orofaringe", explica a referência técnica Flávia Lima.

"O HPV não escolhe sexo, idade, etnia ou classe social, todos estão vulneráveis. Por isso nossa recomendação é de que esse público participe desta pesquisa", afirma a referência técnica Milena Pizetta. (Secom/PMV)

Leia também:

Prevenção da gravidez na adolescência: UBS realizam ações
Covid-19: Anvisa recebe pedido de registro para vacina bivalente
Sintomas que podem indicar câncer e não devem ser ignorados
OMS decide manter covid-19 como emergência global
Serra abre agendamento para vacinação nesta segunda (30)
Correr todos os dias é recomendado? Veja dicas para traçar plano
O Dia Mundial do Câncer e o trabalho por cuidados mais justos
Vitória oferece diagnóstico e tratamento para hanseníase
Da atividade moderada a intensa melhora cognição em adultos
Servidores participam de encontro sobre saúde mental

TAGS:
SAÚDE | VITÓRIA | HPV | ESTUDO | TESTES