POLÍTICA INTERNACIONAL

Scholz pede influência da China para deter guerra da Rússia

O presidente chinês, Xi Jinping, recebeu o chanceler alemão, Olaf Scholz, em Pequim.

Em 04/11/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Pool/AFP

O chefe de governo alemão, Olaf Scholz, disse que conversou com presidente da China, Xi Jinping, sobre a Rússia, bem como, outras questões de tensão entre Pequim e os países ocidentais, como Taiwan e o respeito aos direitos humanos.

O chefe de Governo da Alemanha, Olaf Scholz, afirmou nesta sexta-feira (4) que pediu ao presidente da China, Xi Jinping, com quem se reuniu em Pequim, que exerça sua “influência” sobre a Rússia para acabar com a guerra na Ucrânia.

“Eu disse ao presidente (Xi) que é importante que a China use sua influência na Rússia”, disse o chanceler alemão. “A Rússia deve parar imediatamente os ataques que atingem diariamente a população civil e retirar-se da Ucrânia”, acrescentou.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: Cursos de Graduação, Pós-Graduação e MBA. Clica e SAIBA MAIS:

O governante alemão também pediu ao presidente russo Vladimir Putin que “não recuse” a prorrogação do acordo sobre as exportações de cereais ucranianos, que expira em 19 de novembro.

“Peço ao presidente russo que não recuse a prorrogação do acordo de cereais que expira em alguns dias. A fome não deve virar outra arma”, declarou.

Scholz disse ainda que convidou o presidente Xi a “participar ativamente na luta contra a fome no mundo” e destacou que “China e Alemanha têm uma responsabilidade particular, como credores internacionais”, de atuar contra o aumento do endividamento dos países mais pobres.

O chefe de Governo alemão também disse que conversou com Xi sobre outras questões de tensão entre Pequim e os países ocidentais, como Taiwan e o respeito aos direitos humanos.

“Falei hoje sobre nossa crescente preocupação com a estabilidade e a paz na região. A China tem uma responsabilidade especial neste sentido”, destacou Scholz.

Ao mencionar o respeito aos direitos humanos e às minorias, “era importante deixar claro as nossas convicções”, disse o líder alemão, que destacou o caráter “universal” destes direitos.

“Como demonstrou nossa reunião, há diferenças entre nossos dois países”, completou. (AFP - https://istoe.com.br/autor/afp/)

Leia também:

Rishi Sunak é proclamado novo premiê do Reino Unido
Tensão entre EUA e Arábia Saudita continua escalando
Tropas ucranianas recolhendo corpos de soldados em Lyman
Fittipaldi perde, mas ítalo-brasileiros elegem deputado
Giorgia Meloni adota moderação após pleito na Itália
Joe Biden anuncia quase US$ 3 bilhões em ajudas à Ucrânia
Líderes mundiais lamentam assassinato de Shinzo Abe
Atingido por escândalos, Boris Johnson renunciará ao cargo
Esquerda: Gustavo Petro é eleito presidente da Colômbia
Portugal acelera emissão de vistos para atrair trabalhadores
Senado dos EUA aprova ajuda de US$40 bilhões à Ucrânia

TAGS:
CHINA | PRIMEIRO MINISTRO | OLAF SCHOLZ | PRESSÃO | RÚSSIA | CHACELER