POLÍTICA CAPIXABA

Sedes cria grupo de trabalho para fomento de compras do governo

A Portaria N° 037 foi publicada na edição do Diário Oficial do ES do último dia 22.

Em 26/10/2020 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Sedes/Ipem

Objetivo é mapear a realidade das compras governamentais do Estado; propor estratégias para ampliar o acesso das empresas capixabas, especialmente dos pequenos negócios, às compras públicas.

A Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) instituiu o Grupo de Trabalho (GT) para apoio na definição de estratégias voltadas ao fomento das compras governamentais do Estado do Espírito Santo. A Portaria N° 037 foi assinada, na última terça-feira (20), pelo secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, e publicada na edição do Diário Oficial do Espírito Santo dessa quinta-feira (22).

O Grupo de Trabalho tem como objetivo mapear a realidade das compras governamentais do Estado; propor estratégias para ampliar o acesso das empresas capixabas, especialmente dos pequenos negócios, às compras públicas; e propor capacitações destinadas aos fornecedores locais e servidores que atuam na área. 

“Trata-se de um grupo de trabalho multidisciplinar, que conta com a parceria de diversos órgãos da iniciativa pública e privada, e que realizará encontros com o intuito de fomentar a participação das empresas capixabas nas compras governamentais. O que vai contribuir para o desenvolvimento local e aumento da competitividade dos pequenos negócios”, destaca o secretário Marcos Kneip. 

Já a assessora especial da Sedes, Fabrine Schwanz, que coordena a iniciativa, lembra que as compras públicas representam em média 12,5% do PIB brasileiro, segundo o estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

“Promover ações que contribuam para dar acesso aos fornecedores capixabas às compras do Governo do Estado certamente irá favorecer o processo de retomada da economia do Espírito Santo, decorrente dos impactos sofridos pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19)”, afirma.

O GT é constituído pelos seguintes representantes do Poder Público: coordenadora titular, Fabrine Schwanz (Sedes); coordenador suplente, Guilherme Coelho (Sedes); Victor Nunes Toscano (Setades); Alcio de Araujo (Banestes); André Victor de Mendonça Alves (Sejus); Marcos Américo Villas Boas (Esesp); Joseane de Fátima Geraldo Zoghbi (SEP); Luciana Lopes Pinheiro (Seger); Hugo Santos Tóffoli (Aderes); Solange Maria Batista de Souza (Secti); e Julierme Gomes Tosta (Sefaz). Além de representantes da iniciativa privada: Alline Zanoni Rodrigues Batista (Sebrae); e Estevão Mascarenhas Zamprogno (Findes). (Com informações da Assessoria de Comunicação da Sedes/Ipem)