ECONOMIA CAPIXABA

Sedes e OAB/ES debatem cenário atual e perspectivas pós-crise

O evento digital teve como tema ?Oportunidade e Atração de Investimentos no ES.

Em 07/05/2020 Referência CCNEWS, Redação

Foto: Sedes/Divulgação

Representando a Secretaria de Desenvolvimento (Sedes), o secretário de Estado, Marcos Kneip, e a subsecretária de Competitividade e Projetos Estruturantes, Rachel Freixo, participaram de uma videoconferência realizada, nessa quarta-feira (06), pela seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Espírito Santo (OAB/ES). O evento digital teve como tema “Oportunidade e Atração de Investimentos no ES – Cenário Atual e Perspectivas Pós-Crise”, e foi acompanhado por profissionais de diferentes áreas.

Na ocasião, o secretário Marcos Kneip destacou as atividades realizadas pela Sedes para atração de novos investimentos, mesmo diante do enfrentamento à pandemia do Coronavírus (Covid-19), como a manutenção de contato com empresários de forma virtual e anúncio de medidas de estímulos à economia, como a criação de novas linhas de crédito pelos bancos estaduais.

Kneip ressaltou ainda a recente confirmação da realização de investimentos da ordem de R$ 45 milhões, pela empresa de Laticínios Porto Alegre, que contará com novas instalações no município de Rio Novo do Sul. O anúncio foi realizado pela empresa, nessa terça-feira (05), durante videoconferência com o governador Renato Casagrande.

Além da importância dos investimentos para a geração de novos empregos, Kneip reforçou que o anúncio confirma a credibilidade do Espírito Santo junto ao mercado.

“A confirmação dos investimentos da Laticínios Porto Alegre no Espírito Santo é mais uma prova da confiança dos investidores e da potencialidade no Estado em atrair investimento. Vamos continuar empenhando esforços para que novos anúncios como este possam ser feitos futuramente” disse o secretário.

Já a subsecretária Rachel Freixo explanou sobre as potencialidades econômicas do Espírito Santo, como, por exemplo, a localização privilegiada, mão-de-obra qualificada de todos os setores produtivos, incentivos fiscais-tributários oferecidos pelo Estado, como o Programa de Incentivo ao Investimento no Estado do Espírito Santo (Invest-ES) e o Programa de Desenvolvimento e Proteção à Economia do Estado do Espírito Santo – Compete/ES.

“Inicialmente pensávamos que ocorreria uma redução da apresentação de novos projetos de investimento. Contudo, fomos surpreendidos positivamente, pois o número de novos pedidos de investimento, por meio do Invest-Indústria, por exemplo, tem se mantido. Agora, toda a equipe da Sedes e dos demais órgãos do Governo têm trabalhado intensivamente para retornar com eficiência a iniciativa privada sobre os pleitos, pois sabemos da essencialidade desses projetos para a retomada econômica pós-pandemia."

Também foram destacados esforços realizados pelo Governo do Estado na desburocratização dos procedimentos para dar agilidade e transparência aos atos públicos, como, por exemplo, o fato de toda a Secretaria de Desenvolvimento, entre outras, terem se preparado desde 2019 para que todos os procedimentos se tornassem 100% digital, permitindo assim a continuidade eficiente da prestação dos serviços públicos, mesmo diante das necessárias medidas de isolamento social. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Sedes/Ipem)