CIÊNCIA & TECNOLOGIA

SEDES lança Ivest-ES em plataforma totalmente digital

O objetivo é expandir, modernizar e diversificar os setores produtivos do ES.

Em 03/12/2019 Referência JCC, Andreia Foeger

Foto: Secom/ES - Reprodução

Dando mais um passo para a desburocratização de processos e melhoria da eficiência dos serviços, o Programa de Incentivo ao Investimento no Estado do Espírito Santo (Invest-ES) já está funcionando em plataforma totalmente digital. A medida entrou em vigor nesse domingo (01).

Na prática, todas as empresas que solicitarem adesão ao Invest-ES, a partir de agora, deverão utilizar o novo sistema. Para a otimização dos serviços, Invest-ES utilizará o E-Docs, o sistema corporativo de gestão de documentos arquivísticos digitais do Governo do Espírito Santo. O mesmo sistema é compartilhado pelos agentes do Invest-ES: Secretaria de Desenvolvimento (Sedes), Secretaria da Fazenda e Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).

O secretário de Desenvolvimento, Marcos Kneip, destacou que a medida marca uma nova fase do programa. “O Invest-ES digital está de acordo com as diretrizes do Governo pela inovação, ofertando mais agilidade ao andamento dos processos. A Sedes foi pioneira na adoção do sistema E-Docs para comunicação com o público externo, na ocasião da implantação do Compete-ES digital, e agora inova mais uma vez trazendo essa ferramenta para o Invest-ES. É uma grande conquista”, destaca.

A subsecretária de Competitividade e projetos Estruturantes, Rachel Freixo, explica que a medida favorece a relação com potenciais investidores. “Trata-se de uma medida que melhora a relação com as empresas. Estamos oferecendo um serviço de qualidade, que vai otimizar a análise processual e agilizar os trâmites internos e externos”, comenta.

Rachel Freixo explica ainda que as empresas que já estão inseridas no Invest-ES também deverão utilizar o sistema digital. “O Invest-ES é composto por diferentes etapas. Então, as empresas que já possuem o incentivo e estão cadastradas em processo físico, deverão acessar o sistema digital caso queiram efetuar novos procedimentos, como alterações dos projetos ou da capacidade de produção”.

Já a coordenadora do Escritório Local de Projetos e Inovação (ELPI) da Sedes, que auxilia a implantação e uso da ferramenta e-Docs em toda a Secretaria, Fernanda Orletti, ressalta que a digitalização do Invest-ES traz mais transparência aos processos. “É uma ferramenta que garante mais agilidade ao atendimento das demandas, e oferece economia ao poder público, pois acabamos com as impressões de documentos para este tipo de processo. Além disso, estamos cumprindo com uma das nossas premissas que é dar transparência aos nossos atos. Então, ganha o cidadão, ganham as empresas e a sociedade”, destaca.

O Invest-ES

O Programa de Incentivo ao Investimento no Estado do Espírito Santo (Invest-ES) tem por objetivo contribuir para a expansão, modernização e diversificação dos setores produtivos do Espírito Santo, estimulando a realização de investimentos, a implantação e a utilização de armazéns e infraestruturas logísticas existentes; renovação tecnológica das estruturas produtivas; otimização da atividade de importação de mercadorias e bens; e o aumento da competitividade estadual, com ênfase na geração de emprego e renda e na redução das desigualdades sociais e regionais.

Para empresários que desejarem aderir ao Invest-ES, ou realizar alterações no processo, basta acessar o site institucional da Secretaria de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo (www.sedes.es.gov.br). No canto esquerdo, clicar na aba Programas de Incentivos, na sequência acessar o link Invest-ES e baixar o “Manual de instruções do sistema E-Docs Programa INVEST/ES”.