EDUCAÇÃO

Sedu abre 1ª Escola Estadual Indígena e oferta vagas para 2020

Esta é a primeira escola indígena no ES que ofertará a modalidade de Ensino Médio.

Em 06/12/2019 Referência CCNEWS, Redação

Foto: SEDU/Divulgação

O ano letivo de 2020 começará com a Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Aldeia Caieiras Velha, Aracruz, funcionando. Esta é a primeira escola indígena no Espírito Santo que ofertará a modalidade de Ensino Médio. A Secretaria da Educação (Sedu) disponibilizou 138 vagas para matrículas, que se encontram abertas pela Chamada Pública Escolar até o dia 13 de dezembro.

Para realizar a pré-matrícula, é necessário acessar o site da Sedu - www.sedu.es.gov.br - com o número de CPF do aluno – se for maior de idade, ou do responsável, se o estudante for menor de idade – para que seja gerado o login de acesso ao sistema. Além disso, é preciso ter em mãos documentos pessoais do aluno, nome e CPF do pai e da mãe e do estudante, bem como o endereço da residência do aluno.

A Escola Aldeia Caieiras Velha foi criada pela Portaria n° 155-R de 30 de setembro de 2014 e inaugurada no dia 30 de dezembro do mesmo ano. Contudo, a escola não foi aberta de fato. O Governo do Estado, por meio da Sedu, trabalhou ao longo do ano de 2019 para que a unidade de ensino esteja em pleno funcionamento no início do ano letivo de 2020.

Destinada a atender os estudantes indígenas das etnias Guarani e Tupiniquim do município de Aracruz, a escola disponibilizará, como prevê a legislação, uma organização curricular diferenciada que priorize a cultura, os modos de viver, as tradições e os conhecimentos desses povos em constante diálogo com os conteúdos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A abertura da Escola indígena de Ensino Médio é de suma importância para a garantia dos direitos de um ensino de qualidade e com equidade para os estudantes indígenas que, atualmente, são atendidos apenas no Ensino Fundamental quanto à Educação Escolar Indígena.

Chamada Pública Escolar

Em todo o Estado, a Sedu oferta mais de 250 mil vagas para os Ensinos Fundamental e Médio Regular e 44 mil para Educação de Jovens e Adultos (EJA), que agora passa a contar com a oferta de Ensino Profissionalizante. O período da rematrícula e/ou solicitação de transferência interna, ou seja, para os alunos que já são da Rede Estadual, foi realizado do dia 29 de outubro a 26 de novembro. Esta primeira etapa também foi totalmente on-line, pelo site da Sedu.

Veja o cronograma da Chamada Pública Escolar

* Pré-matrículas para aqueles que desejam ingressar na Rede Estadual está em andamento até o dia 13/12;

* Divulgação do resultado da rematrícula, transferência interna e pré-matrícula ocorrerá até o dia 15/01/2020;

* Efetivação das matrículas dos alunos provenientes das etapas de transferência interna e pré-matrícula será feita até o dia 31/01/2020.

Mais informações: (27) 3636 7830 / 3636-7831.

Fique atento!

Quem tiver dificuldades em acessar a Internet para realizar a pré-matrícula deve procurar a escola da Rede Pública Estadual mais próxima, onde a equipe da unidade de ensino dará a devida assistência para que o aluno e/ou responsável utilize um computador disponibilizado no local.

A Sedu também ressalta que o aluno, que já é da Rede Estadual, e que não realizou a rematrícula dentro do prazo (de 29.10 a 26.11), deve efetuar a Pré-Matrícula para garantir sua permanência na Rede. CLIQUE AQUI.  Com informações da Assessoria de Comunicação da Sedu

MAIS EDUCAÇÃO - GOVERNO DO ESPÍRITO SANTO

Governo do Estado autoriza construção de creche em Aracruz nesta segunda (9)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), autoriza, na segunda-feira (09), a construção do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Cinderela, no bairro São José, em Aracruz. A assinatura da Ordem de Serviço terá início às 10 horas, na Rua Augusto Ferreira Lamego, no bairro Guanabara. A solenidade terá a presença da vice-governadora, Jaqueline Moraes.

Com as obras, a unidade de ensino terá a ampliação de 392 vagas, sendo 196 alunos em cada turno. O investimento será de R$ 3.526.696,56 para a obra em mais de 1.700 metros quadrados.

Serviço:

Ordem de Serviço para construção do CMEI Cinderela
Data: 09 de dezembro (segunda-feira)
Horário: 10 horas
Local: Rua Augusto Ferreira Lamego, bairro Guanabara – Aracruz - Com informações da Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria