EDUCAÇÃO

Sedu apresenta resultados da Avaliação da Fluência em Leitura

Avaliação da Fluência em Leitura, tem como público-alvo os estudantes do 2º ano do EF.

Em 09/11/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução/Escribo

O objetivo principal do encontro foi apresentar os resultados gerais da Fluência de maneira mais detalhada e didática com os mecanismos de decodificação que permitem a definição dos três perfis de leitores de cada estudante.

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Gerência de Avaliação (GEA), em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), realizou, na última quinta-feira (03), a divulgação dos resultados da Avaliação da Fluência em Leitura 2022, por meio de uma reunião virtual com os superintendentes Regionais, secretários municipais de Educação e equipes escolares. A aplicação da prova ocorreu entre os dias 22 e 30 de agosto.

A gerente de Avaliação da Sedu, Endy de Albuquerque Silva, abriu o encontro enfatizando a importância da apropriação dos resultados da Fluência para um maior aproveitamento dos dados pelas equipes escolares, corroborando com a fala da gerente de Educação Infantil e Fundamental da Sedu (GEIEF), Rafaela Teixeira Possato de Barros. 

“Nós ainda temos 40 dias para realizar intervenções nesse processo, por isso, a gente tem que ter com esse resultado em mãos a clareza dos três perfis de leitor [...] e a partir daí pensar nas intervenções”, disse Rafaela Teixeira Possato de Barros.

O encontro contou ainda com a participação de representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do CAEd/UFJF e do coordenador do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), Saulo Andreon, que apontou os impactos positivos das análises dos dados da avaliação.

“O teste de Fluência permite uma série de análises. Ele é um dado mobilizador. O professor, em sala de aula, mobiliza o diretor e o pedagogo em função de pensar que tipo de intervenção pode ser feito naquele momento, na sua escola”, disse.

O objetivo principal do encontro foi apresentar os resultados gerais da Fluência de maneira mais detalhada e didática com os mecanismos de decodificação que permitem a definição dos três perfis de leitores de cada estudante. Além disso, a Sedu disponibilizou as sugestões de ações de intervenção pedagógica, por meio de documento organizado pela gerência de Educação Infantil e Ensino Fundamental (GEIEF) e o material, elaborado pela GEA, intitulado “Relatório Avaliação da Fluência em Leitura 2022 - Espírito Santo” a todos os municípios e Secretarias de Educação.

Sobre a Avaliação:

A  Avaliação da Fluência em Leitura, que tem como público-alvo os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, compõe o conjunto de ações do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), coordenado pela Sedu, em regime de colaboração com os municípios, contando com o apoio e parceria da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Centro de Apoio à Educação a Distância (CAEd/UFJF), e coordenada pela Gerência de Avaliação (GEA). (As informações são da Sedu) 

Leia também:

Aracruz: prefeito assina OS para construção da Emef Coqueiral
PMV entrega óculos para alunos da rede municipal de ensino
Alunos de Viana se formam em programa da Polícia Ambiental
Enem começa no próximo domingo com prova de redação
Uso de computadores moderniza o ensino em Cachoeiro
Estudantes da Serra apresentam produto criado em projeto
Ensino a distância cresce 474% em uma década, diz Inep
UniversidadES abre 200 novas vagas de pós-graduação
Linhares abre vagas de pré-matrícula para Educação Infantil
Paebes: Alunos capixabas passarão por avaliação externa

TAGS:
SEDU | FLUÊNCIA EM LEITURA | ESTUDANTES | AVALIAÇÃO | ENSINO FUNDAMENTAL