EDUCAÇÃO

Sedu divulga escolas de Tempo Integral com cursos técnicos

São 5.694 vagas ofertadas para as turmas que iniciarem a 1ª e 2ª série do Ensino Médio.

Em 11/11/2019 Referência CCNEWS, Mirela Marcarini, Geiza Ardiçon e Soraia Camata

Foto: Sedu/Divulgação

Uma das novidades para o ano letivo de 2020 na Rede Estadual é a oferta de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Tempo Integral. No total, 5.694 vagas estão sendo ofertadas pela Secretaria da Educação (Sedu). A organização curricular de cada um dos Cursos Técnicos terá um desdobramento para as turmas que iniciarem a 1ª série e as que iniciarem a 2ª série do Ensino Médio.

Serão ofertados cursos como o Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Informática para Internet, Técnico em Administração, Técnico em Marketing, Técnico em Comércio, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática e Técnico em Logística, por exemplo. Todos disponibilizados já para o primeiro semestre de 2020, das 13h às 20 horas, com direito a Alimentação e Passe Escolar.

“Hoje temos somente uma escola com o ensino técnico em tempo integral, em Anchieta. Vamos expandir essa oferta para atender a um número maior de alunos que tenham o interesse de sair do Ensino Médio já com qualificação técnica”, disse o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, que explicou que a organização curricular do curso técnico estará integrada com a do Ensino Médio e o aluno sairá com duas qualificações.

Vitor de Angelo destacou ainda que nas unidades em que forem oferecidos os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Tempo Integral, com carga horária de sete horas, também será possível o funcionamento do turno parcial no período matutino. O mesmo ocorrerá nas unidades em que serão ofertados o Tempo Integral com a carga horária de nove horas e meia. Também haverá a possibilidade de funcionamento da Educação para Jovens e Adultos (EJA) no período noturno.

O Secretário da Educação reforçou que a ampliação do número de matrículas no Tempo Integral é uma meta do Governo e também fez parte das premissas dos Planos Nacional e Estadual de Educação.

“Muitas das escolas que ofertam o Tempo Integral atualmente estão com ociosidade de matrículas e pouco aproveitamento dos espaços físicos. Dessa forma, entendemos propício expandir a oferta de educação em Tempo Integral pensando em outros modelos para atender a um número maior de estudantes, inseridos em diferentes contextos”, afirmou.

Alunos da Rede Estadual que tenham interesse em ingressar no Integral Integrado ao Técnico, devem ficar atentos às datas da Chamada Pública 2020. Para os alunos da Rede basta pedir transferência interna (caso seja de uma unidade que não oferte o integral integrado) ou fazer a rematrícula marcando a opção Integral Integrado. Já os alunos que não são da Rede Estadual, a pré-matrícula será de 27/11 a 13/12.

Confira AQUI a relação dos cursos e as respectivas escolas onde serão ofertados, a partir do 1º semestre de 2020

Veja como ficará a oferta de Tempo Integral em 2020:

- Serão 64 Escolas de Tempo Integral, sendo 46 com carga horária de nove horas e meia, das quais 03 Integradas ao Curso Técnico (carga horária de nove horas e meia); 15 Integradas ao Curso Técnico (carga horária de sete horas); 03 de Tempo Integral Rural (carga horária de nove horas e meia), e previsão de oferta de 11.450 novas vagas pela oferta de Tempo Integral em 34 municípios;

- Para os alunos que optarem pela modalidade de Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio em Tempo Integral, com a carga horária de sete horas diárias, a permanência na unidade de ensino será de 13h às 20h, com duas refeições. Os que optarem pelo Tempo Integral com a carga horária de nove horas e meia, a permanência na unidade será 7h30 às 17h com três refeições. 

MAIS SOBRE EDUCAÇÃO NO ES

Confira os períodos da Chamada Pública Escolar 2019

A Chamada Pública Escolar é o processo de matrícula na rede estadual que tem como objetivo assegurar o acesso dos estudantes às unidades públicas e a sua permanência no processo de escolarização. O processo de organização de matrículas compreende as seguintes etapas: Rematrícula e Transferência Interna; Pré-Matrícula; Divulgação do Resultado e Efetivação da Matrícula. 

CHAMADA PÚBLICA ESCOLAR 2019

Rematrícula e Transferência Interna

Período: de 29 de outubro a 27 de novembro de 2018

A Rematrícula é quando o estudante assegura a sua vaga, considerando a etapa ou a modalidade de ensino em que ele se encontra. Essa etapa ocorrerá de 29 de outubro a 27 de novembro, mesmo período em que também ocorre a Transferência Interna, que é quando o estudante permanece na rede pública estadual, porém solicita ingressar em outra escola.

Para a Rematrícula ou a Transferência Interna, os pais/responsáveis, ou o próprio aluno quando maior de idade, devem reafirmar o desejo de continuar ou mudar de unidade escolar.

A Rematrícula ou a Transferência Interna deverá ser solicitada, dentro do prazo, no site da Sedu – www.educacao.es.gov.br, no banner Chamada Pública Escolar 2019.

Pré-matrícula

Período:  28 de novembro a 14 de dezembro de 2018

 A Pré-matrícula da rede pública estadual é o período em que o responsável pelo estudante com idade mínima de 06 anos completos ou a completar até 31/03/2018 tem para cadastrar a solicitação de vaga.

 O período da Pré-matrícula ocorrerá do dia 28 de novembro ao dia 14 de dezembro. Nesta etapa, podem solicitar uma vaga na rede estadual estudantes matriculados nas redes públicas municipais, federal ou privada e também estudantes que não estejam matriculados em qualquer uma das redes de ensino.

 A Pré-matrícula deverá ser solicitada, dentro do prazo, no site da Sedu – www.educacao.es.gov.br, no banner Chamada Pública Escolar 2019.

 O estudante que não tiver acesso à internet pode se dirigir a uma das escolas da rede pública estadual para realizar a sua solicitação de matrícula.

 Importante

 É importante ressaltar que, neste ano, os estudantes que desejam solicitar vaga para o Ensino Médio em escolas da Grande Vitória terão, obrigatoriamente, que inserir três opções de unidades escolares. Para os estudantes dos demais municípios, a indicação de três unidades será opcional.

 Vale lembrar que a distribuição das vagas segue os critérios adotados pela rede estadual, em ordem de prioridade: estudante com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação; estudante que reside próximo à unidade escolar pleiteada, desde que tenha vaga; estudante que tenha irmão(s) estudando nessa unidade escolar, desde que tenha vaga, e aluno com menor idade.

Resultado Rematrícula, Transferência Interna e Pré-matrícula

Previsto para 16 de janeiro de 2019

Quem solicitou a Rematrícula, a Transferência Interna e a Pré-matrícula deverá conferir o resultado da solicitação, no dia 16 de janeiro, no site da Sedu – www.educacao.es.gov.br, no banner Chamada Pública Escolar 2019.

Efetivação da matrícula com a participação das famílias

Data: até 31 de janeiro de 2019

 A efetivação da matrícula deverá ser realizada até 31 de janeiro. Nessa etapa é muito importante a participação das famílias. Aquele pai/responsável que não comparecer à unidade escolar para efetivar a matrícula não terá a garantia de vaga do aluno.

 Para efetivação da matricula, é necessário que os pais/responsáveis, ou o próprio aluno quando maior de idade, compareçam na secretaria escolar da unidade na qual a vaga foi localizada e que sejam apresentadas cópias dos documentos relacionados abaixo:

- Certidão de nascimento ou de casamento;

- Histórico escolar ou declaração de conclusão de série/ano;

- Comprovante de residência do estudante por meio da fatura de energia;

- Título de eleitor e certificado de alistamento militar (sexo masculino) para os alunos maiores de 18 anos;

- Laudo médico para os alunos com deficiência e com transtornos globais do desenvolvimento.

- RG e/ou CPF, caso o aluno possua;