EDUCAÇÃO

Sedu Serra inicia processo de chamada pública escolar

Sedu-Serra atualizou o modelo de matrícula e para ano de 2023, todo processo será on-line

Em 26/10/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Sedu

A rematrícula assegura a criança vaga na Rede Municipal de Ensino da Serra- ES, considerando o grupo ou formato de ensino em que ele(a) se encontra.

A Secretaria de Educação da Serra divulgou por meio do Diário Oficial nesta terça-feira (11), o processo de Chamada Pública Escolar 2023, que consiste em três fases: Rematrícula e Transferência Interna, Efetivação de Matrícula e Cadastramento Eletrônico.

Pensando em facilitar a vida do cidadão, a Sedu-Serra atualizou o modelo de matrícula e para o ano de 2023, todo o processo será on-line. O acesso será através do Sistema de Gestão Escolar. 

Desta forma, no mês de setembro a secretaria iniciou uma campanha de atualização de cadastro dos alunos da rede municipal da Serra, etapa crucial independente da fase de atualização de cadastro ou realização de matrícula, uma vez que é de caráter obrigatório que o aluno possua o CPF na hora do cadastramento.

Desde 2018 o registro passou a ser incluído automaticamente nas certidões de nascimento. Para os que ainda não possuem o documento, podem procurar as agências dos correios ou a Receita Federal. 

As famílias têm até  dia 04 de novembro para realizar a rematrícula e ou transferência da criança no novo formato on-line através do endereço eletrônico https://sites.google.com/edu.serra.es.gov.br/edserraon/in%C3%ADcio.

Rematrícula

A rematrícula assegura a criança vaga na Rede Municipal de Ensino da Serra- ES, considerando o grupo ou formato de ensino em que ele(a) se encontra.

Toda criança da Rede Municipal que possui matrícula ativa no Sistema de Gestão Escolar (SGE) no ano letivo 2022 tem o direito garantido à continuidade de estudos na mesma Unidade Escolar, mediante a solicitação do responsável legal.

Transferência Comum 

A transferência comum caracteriza-se como deslocamento da criança que esteja oficialmente matriculada, de uma Unidade de Ensino para outra. Realizada em qualquer época do ano, de acordo com o limite de vagas. 

A transferência deverá ser solicitada no Centro Municipal de Educação Infantil, no qual a criança esteja matriculada pelos pais ou responsável legal, com o preenchimento do Requerimento de Transferência, disponível na portaria publicada por meio do Diário Oficial da Serra. 

Transferência Interna

Já a transferência interna refere-se à transição da criança do CMEI para as Unidades de Ensino Fundamental, ou seja, crianças que concluíram o Grupo 5 e irão para o 1º ano do Ensino Fundamental. 

A solicitação de transferência interna também será através do Sistema de Gestão Escolar (SGE). O sistema indicará as Unidades de Ensino mais próximas da residência da criança e o responsável poderá indicar até 3 opções, devendo selecionar em cada uma o ano e o turno de interesse, bem como informar os critérios de prioridade de vaga, em que se enquadra, quando necessário. 

As famílias que não possuem acesso a internet, devem se dirigir até a Unidade Escolar, em que a criança está matriculada.

Serviço 

Link do Sistema de Gestão Escolar (SGE): https://sites.google.com/edu.serra.es.gov.br/edserraon/in%C3%ADcio
Período da fase de rematrícula e transferências: de 11/10 a 04/11. (Secom/PMS)

Leia também:

Crianças ficam encantadas em visita ao Planetário de Vitória
Festival Esportivo reúne alunos e familiares em Vila Velha
Linhares: escola faz exposição de plantas cultivadas por alunos
Sessões de curtas-metragens para os alunos de Cariacica
Prefeitura de Vitória vai construir nova Escola em Resistência
Vitória entrega notebooks para os profissionais de ensino
Cuidados com o meio ambiente é tema de projeto de escola
Cariacica oferece curso de Auxiliar Técnico de Audiovisual 
Vitória: Festival de Linguagens reúne mais de 700 estudantes
Inep divulga nesta segunda, os locais de provas do Enem

TAGS:
SEDU | SERRA | PROCESSO | MATRÍCULA | REMATRÍCULA