EDUCAÇÃO

Sedu vai realizar Avaliação Diagnóstica 2023 – 1ª Edição

Serão avaliados alunos matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio.

Em 14/02/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Governo/ES

Os resultados da avaliação não são utilizados para atribuir nota aos estudantes, mas para realizar o levantamento da situação do estudante em relação às aprendizagens desenvolvidas e ao currículo proposto.

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Gerência de Avaliação (GEA), vai realizar a aplicação da Avaliação Diagnóstica 2023 – 1ª edição, entre os dias 27 de fevereiro e 07 de março. Serão avaliados todos os estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. A avaliação será por meio da Plataforma Avaliação e Monitoramento da Educação Básica do Espírito Santo.

Os resultados da avaliação não são utilizados para atribuir nota aos estudantes, mas para realizar o levantamento da situação do estudante em relação às aprendizagens desenvolvidas e ao currículo proposto. Dessa forma, a avaliação tem o objetivo de diagnosticar as aprendizagens/habilidades desenvolvidas e as que ainda não foram consolidadas pelos estudantes, visando a nortear o planejamento, as ações e subsidiar as propostas de intervenções pedagógicas das equipes escolares.

“A participação de todos os estudantes é fundamental para que os professores tenham um diagnóstico mais fidedigno das aprendizagens do estudante e, com isso, possam auxiliá-lo com as habilidades que ele precisa desenvolver durante o período letivo”, ressaltou a gerente de Avaliação da Sedu, Ivia Sampaio Zambom. 

Nesta 1ª Edição da Avaliação Diagnóstica 2023, também será aplicado o Questionário do Estudante aos alunos dos anos finais dos ensinos Fundamental e Médio. O questionário inclui questões socioculturais e de Autoavaliação Socioemocional.

Diretrizes Operacionais e Pedagógicas

Para facilitar a socialização das orientações sobre a Avaliação Diagnóstica 2023 – 1ª Edição, a Sedu elaborou as Diretrizes Operacionais e Pedagógicas da Avaliação Diagnóstica 2023, que servirão como documento norteador durante todo o processo de avaliação.

Na primeira parte desse material, constam as Diretrizes Operacionais, indicando o público-alvo, a estrutura da avaliação, a logística de aplicação e as atribuições das equipes envolvidas. A segunda parte é constituída pelas Diretrizes Pedagógicas, que detalha o processo de construção dos instrumentos que compõem a Avaliação e informações sobre a análise dos resultados.

Confira as Diretrizes Operacionais e Pedagógicas da Avaliação Diagnóstica 2023 – 1ª edição, clicando AQUI.

Formação

A Sedu também vai realizar, nesta terça-feira (14), o Encontro Formativo da Avaliação Diagnóstica 2023, no canal do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed) no YouTube. O encontro tem como público-alvo os profissionais das Superintendências Regionais de Educação e as equipes escolares estaduais. (As informações são da Sedu) 

Leia também:

Inscrições para o Sisu 2023 começam na quinta-feira (16)
> Inscrições do Nossa Bolsa 2023 terminam nesta terça (14)
Nova Venécia divulga abertura de 3 cursos ofertados pela Sedu
PMVV: Alunos da rede municipal farão avaliação diagnóstica
Nova Venécia e Governo ES abrem turma de educação infantil
Ministério da Educação divulga tabela para salário educação
Nova Venécia realiza um teste de fluência em leitura
PMC começa o ano com 3 novas escolas em tempo integral
Inscrições abertas para Olimpíada Brasileira de Matemática
Reta final das inscrições no Qualificar ES terá mutirão

TAGS:
SEDU | AVALIAÇÃO | DIAGNÓSTICA | ESTUDANTES | GEA