EDUCAÇÃO

Sedu visita escolas no município de Santa Maria de Jetibá

A Sedu está trabalhando há meses para o retorno presencial, disse Vitor de Angelo.

Em 02/10/2020 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Sedu

A diretora Lucinelda Lauvers, da Escola Professor Hermann Berger, apresentou todos os ambientes da unidade que já estão preparados para receber os alunos, com todos os cuidados sanitários apresentados no Plano de Retorno das Aulas Presenciais.

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, visitou as escolas da Rede Estadual no município de Santa Maria de Jetibá, nessa quinta-feira (01), com o objetivo de dialogar com as equipes escolares sobre o retorno das aulas presenciais. As unidades visitadas foram a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professor Hermann Berger, a EEEFM Graça Aranha e a EEEFM Alto Rio Possmoser.

A diretora Lucinelda Lauvers, da Escola Professor Hermann Berger, apresentou todos os ambientes da unidade que já estão preparados para receber os alunos, com todos os cuidados sanitários apresentados no Plano de Retorno das Aulas Presenciais.

A Escola Graça Aranha, que está passando por uma obra de reforma, também está se preparando para receber os alunos. Ainda estiveram na visita o deputado estadual Adilson Espindula; o vice-prefeito do município, Florentino Guilherme; e o secretário municipal de Educação, Enoc Joaquim da Silva.

O secretário Vitor de Angelo ressaltou que a Secretaria da Educação está trabalhando há meses para o retorno presencial e que a decisão foi tomada no momento em que as autoridades de saúde informaram que seria seguro, devido ao mapa de rico.

“Nos baseamos em questões técnicas e científicas. Por isso, temos a certeza de que estamos certos na tomada de decisão. Isso não quer dizer que não podemos voltar atrás. Não estamos falando que a pandemia passou, mas que é possível dar esse passo com segurança. Sabemos que temos, agora, um grande desafio, que é receber nossos alunos, atendendo a todos os protocolos de segurança”, disse o secretário.

A terceira e última unidade visitada do dia foi a Escola Alto Rio Possmoser. A diretora Adriana Tesch afirmou estar muito feliz em receber o secretário, principalmente em um momento tão desafiador.

“Nunca recebemos a presença de um secretário de Estado da Educação em nossa escola. E a presença dele faz nos sentirmos valorizados”, destacou Adriana Tesch.

Retorno das aulas presenciais

O Governo do Estado anunciou, na última sexta-feira (25), o retorno das aulas presenciais do Ensino Médio para as escolas da Rede Estadual, a partir do dia 13 de outubro, respeitando um calendário de revezamento.

Com investimento superior a R$ 12 milhões, o Governo do Estado sinalizou os ambientes escolares e colocou à disposição de alunos e profissionais o material de higiene necessário, como álcool em gel, sabonetes, máscaras e equipamentos para uso de álcool em gel. O retorno das aulas presenciais também contará com monitoramento rigoroso das medidas sanitárias adotadas.

Outra medida adotada pelo Governo do Estado é a realização de inquérito sorológico com profissionais e alunos da rede. Serão coletadas pela Secretaria da Saúde (Sesa) amostras da comunidade escolar capixaba durante o inquérito. Também será realizado o Censo Sorológico, em que serão convidados todos os trabalhadores da Rede Estadual de Educação para trazer um mapeamento de 100% dos profissionais. Na escola, alunos e profissionais terão a temperatura aferida todos os dias na entrada para as aulas presenciais.(Com informações da Assessoria de Comunicação da Sedu)