ECONOMIA CAPIXABA

Sefaz fecha cerco contra sonegação no comércio virtual

A estimativa é que, vendas realizadas dessa forma tenham causado prejuízos milionários.

Em 16/02/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/SEFAZ

O acompanhamento é feito por meio da análise de informações que a Receita Estadual recebe, referentes aos meios de pagamento, como cartões de crédito e aplicativos de pagamento.

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) está fechando o cerco contra a sonegação no comércio virtual dentro e fora do Espírito Santo. Entre os métodos utilizados estão ações de auditoria e fiscalização para intensificar o controle das vendas realizadas no comércio virtual, o e-commerce. A estimativa é que, ao longo do tempo, vendas realizadas dessa forma tenham causado prejuízos milionários aos cofres estaduais.  

 

O secretário de Estado da Fazenda, Marcelo Altoé, explicou que o acompanhamento é feito por meio da análise de informações que a Receita Estadual recebe em seus bancos de dados, referentes aos meios de pagamento, como cartões de crédito e aplicativos de pagamento.

“A Sefaz está sempre atenta para que os impostos devidos ao Estado não sejam sonegados e os comerciantes legalmente estabelecidos não sejam prejudicados pela concorrência desleal”, disse Altoé.   

A fiscalização conseguiu identificar uma série de situações nas quais é possível demonstrar a comercialização de produtos, como computadores, celulares e roupas sem a emissão do documento fiscal ou com a emissão contendo valores inferiores aos realmente praticados.

A tendência, de acordo com o auditor fiscal e gerente de Fiscalização, Arthur Nunes, é a de intensificar a fiscalização no setor.

“A comercialização de mercadorias sem a emissão de documento fiscal é predatória ao comércio, seja de forma presencial ou virtual. Diante da pulverização que o comércio eletrônico permitiu, vamos abrir fiscalizações contra pessoas jurídicas e físicas, dentro e fora do território do Espírito Santo, no sentido de combater a evasão no setor”, pontuou.

Documentos fiscais

Responsável pelo planejamento e organização das ações fiscais, o auditor fiscal Lucas Calvi dos Santos informou que conseguiram identificar pagamentos realizados a empresas comerciais sem a emissão de documentos fiscais. “Contudo, a contratação de transportes via emissão de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTE) foi documentada e conclui-se que não houve a emissão da respectiva nota fiscal que deveria acompanhar a mercadoria”, acrescentou.

“Além de contar com as informações constantes nos bancos de dados e do resultado que o cruzamento destas informações proporciona, também vamos levar em consideração a declaração de conteúdo, cujas informações prestadas por quem vende a mercadoria ficam registradas”, detalhou o auditor fiscal e supervisor de Varejo Virtual, Luiz Carlos Lessa. (As informações são da Sefaz)

Leia também:

Produção industrial do ES cresceu acima da média nacional
FPE injetou R$ 130 milhões na economia do Espírito Santo
Sonegação: Sefaz intensifica fiscalização ao setor de bebidas
Programa Invest-ES registra número recorde de novos projetos
Serra reduz o ISS para fortalecer e atrair empreendimentos
Espírito Santo abriu mais de 18 mil empresas em apenas 1 ano
Serra fecha o ano liderando a geração de empregos no ES
Cira recupera mais de 14 milhões de reais aos cofres do ES
Cariacica lidera ranking de oferta de crédito na Grande Vitória
IJSN divulga PIB oficial dos municípios capixabas em 2019

TAGS:
SEFAZ | FISCALIZAÇÃO | CERCO | SONEGAÇÃO | COMÉRCIO