ECONOMIA CAPIXABA

Sefaz moderniza site e dá mais transparência as informações

A nova plataforma também apresenta algumas melhorias para os geradores de conteúdo.

Em 13/03/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação

As equipes vêm trabalhando no desenvolvimento do novo produto desde o fim de 2019.

O site oficial da Secretaria da Fazenda (Sefaz) vai ganhar uma cara nova na próxima quarta-feira (17). Elaborado pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), em parceria com a Gerência de Tecnologia (Getec) da Sefaz, o novo site segue o mesmo padrão utilizado nas demais Secretarias do Governo do Estado, é mais moderno e apresenta as informações de maneira ainda mais transparente aos contribuintes e usuários.

As equipes vêm trabalhando no desenvolvimento do novo produto desde o fim de 2019. Desde então, foi feito o inventário das informações que constavam no site antigo, a adequação do conteúdo de uma plataforma para outra, a inclusão de novas informações, o treinamento das equipes responsáveis por cadastrar as informações, entre outros pontos.

“O novo site está com um visual mais bonito, mais moderno e apresenta um ambiente mais amigável para as pessoas que precisam buscar alguma informação junto à Secretaria da Fazenda. Foram meses de muito trabalho e é uma satisfação muito grande ver a disponibilização deste produto para a sociedade”, avalia a líder do projeto de atualização do site, Maria de Lourdes Vasques Amim.

Como toda mudança pode causar algumas dificuldades iniciais, foi disponibilizado o “Mapa do Site”, no canto superior direito da tela, para que os usuários busquem pelos serviços que, por ventura, não encontrem na tela inicial.

“Não houve perda de conteúdo. Todas as informações seguem disponíveis, normalmente, para os contribuintes, contadores, para a imprensa e para quem desejar conhecer o trabalho da Sefaz”, acrescenta o gerente de Tecnologia da Sefaz, Marcelo Azeredo Cornélio.

A nova plataforma também apresenta algumas melhorias para os geradores de conteúdo.

“Como o novo site está no mesmo padrão das demais Secretarias, os editores do site conseguirão fazer a inclusão de links de maneira mais fácil e rápida, criar galerias de fotos nas matérias, além de conseguir acompanhar a audiência dos conteúdos”, pontua Lucas Caetano, o web designer do Prodest responsável por concluir o projeto.

Para o secretário de Estado da Fazenda, Rogelio Pegoretti, a disponibilização do novo site é um dos exemplos de modernização da Sefaz.

“O site tem muitos serviços que ajudam a desburocratizar o sistema. Podem ser feitas emissões de DUAs, Certidões Negativas de Débito, há espaço para o esclarecimento de dúvidas e até para o agendamento do atendimento em agências. É um exemplo de modernização que buscamos em todas as áreas da Sefaz. Por fim, parabenizo todas as equipes que se dedicaram para a conclusão deste projeto. Este foi mais um trabalho com grande participação da Gerência de Tecnologia, que tem nos dado suporte em diversas áreas”, destaca Pegoretti.  (Com informações da Assessoria de Comunicação da Sefaz)

Apesar da mudança de visual, o endereço para acessar o site continua sendo o www.sefaz.es.gov.br.

TÓPICOS:

ECONOMIA   |  POLÍTICA INTERNACIONAL   |   SAÚDE   |   EMPREGOS & ESTÁGIO   | CIDADE