ECONOMIA CAPIXABA

Sefaz realiza um ciclo de palestras para o Dia do Consultor

Eventos serão transmitidos por videoconferência, com emissão de certificado de participação.

Em 16/03/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Sefaz

A data é celebrada no dia 10 de março, mas a comemoração vai acontecer com um webinário entre os dias 16 e 19 de março (terça a sexta-feira).

Um ciclo de palestras sobre finanças públicas e os desafios e perspectivas em tempos de Covid-19 vai marcar a comemoração ao Dia do Consultor do Tesouro Estadual. A data é celebrada no dia 10 de março, mas a comemoração vai acontecer com um webinário entre os dias 16 e 19 de março (terça a sexta-feira).

Os encontros serão transmitidos por videoconferência, com emissão de certificado de participação. O evento tem inscrições gratuitas pelo link http://bit.ly/3t9PfgJ. O link de participação será transmitido por e-mail.

“Os consultores do Tesouro Estadual prestam uma contribuição relevante para a gestão das finanças públicas do Estado. Nada melhor que compartilhar essas experiências com outros gestores e profissionais na comemoração do aniversário da carreira”, comenta o secretário de Estado da Fazenda, Rogelio Pegoretti, que deverá fazer a mensagem de abertura do evento.

A primeira palestra será do subsecretário do Tesouro Estadual, Bruno Pires Dias, e da subsecretária de Estado de Orçamento, Juliani Johanson e terá como tema o “Panorama das Finanças  Públicas Estaduais em tempos de Covid-19: perspectivas e desafios. Ambos os palestrantes são consultores do Tesouro Estadual.

Impactos da pandemia

Na sequência, a programação apresenta a fala do secretário de Estado de Governo, Gilson Daniel, que vai abordar os “Impactos da pandemia na situação fiscal dos municípios e as boas práticas de captação de recursos”. Gilson Daniel também é ex-presidente da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes) e ex-prefeito de Viana.

Fecha o primeiro dia de palestras o deputado estadual Dary Pagung. Ele vai falar sobre o Orçamento Público Estadual na pandemia e o papel do Poder Legislativo na destinação de recursos a municípios.

Na quarta-feira (17), os palestrantes serão os consultores do Tesouro Estadual Alan Johanson, contador Geral do Estado, e Marcus Rangel, subgerente de Programação Financeira. Johanson vai abordar os impactos da Lei Complementar 178/2020 e Rangel vai tratar das transferências obrigatórias de recursos do Estado e União.

Endividamento público

O terceiro dia de palestras vai contar com a participação de Marco Guilherme, que vai falar sobre a situação do endividamento público no Espírito Santo e lançar o Relatório Anual da Dívida Pública (2020). No mesmo dia, Adriano Rasseli, gerente Geral de Gestão Orçamentária, abordará a importância do orçamento para o controle fiscal. Ambos são consultores do Tesouro Estadual.

Na sexta-feira (19), o diretor de Investimentos da Fundação de Previdência Complementar do Estado do Espírito Santo (Preves) e consultor do Tesouro Estadual, Tiago Roque, irá vai abordar o tema “Onde investir recursos na pandemia: riscos e oportunidades em aplicações financeiras”.

“São palestras que têm uma relevância muito grande para gestores estaduais, municipais e também para a população em geral que se preocupa com o tema das finanças públicas. Os palestrantes são muito capacitados e tenho certeza que será um grande evento”, comenta o subsecretário do Tesouro Estadual, Bruno Pires Dias. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Sefaz)

TÓPICOS:
ECONOMIA   |  POLÍTICA INTERNACIONAL   |   SAÚDE   |   EMPREGOS & ESTÁGIO   | CIDADE