CIDADE

Semana da mulher encanta estudantes da EJA em Vitória

Projeto "Semana da mulher", tem objetivo de empoderar mulheres estudantes de Vitória.

Em 13/03/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

A equipe escolar preparou com carinho uma semana repleta de atividades, sempre relacionadas com a importância da mulher para a sociedade, principalmente no mundo do trabalho.

Empoderar as mulheres estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na perspectiva de se reconhecerem a partir do espaço escolar e da comunidade em que estão inseridas. Esse é o objetivo do projeto "Semana da mulher", desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Neusa Nunes Gonçalves, que fica em Nova Palestina. A ação envolve aproximadamente 200 estudantes matriculados no turno noturno.

A equipe escolar preparou com carinho uma semana repleta de atividades, sempre relacionadas com a importância da mulher para a sociedade, principalmente no mundo do trabalho. Nesse sentido, a semana começou com uma exposição pra lá de especial, com o tema "A arte de ser mulher", comandada pela professora de arte Sthael Follador. A exposição reuniu uma série de fotografias das estudantes e funcionárias da escola que atuam no horário noturno.

"A equipe da EJA acredita que, somente através de políticas públicas voltadas para as mulheres, aliadas à educação e ao conhecimento, as estudantes alcançarão a sua plena emancipação enquanto mulheres daquele território. Fiquei muito contente com o resultado da exposição", contou a professora.

Teve também uma palestra com o tema "A conquista das mulheres ao longo do tempo", além de uma oficina de bijuterias, oportunizando a qualificação em uma atividade que pode gerar renda. A oficina resultou em um momento prazeroso entre os pares, com muita interação e troca de experiências.

As atividades da semana da mulher foram muito bem recebidas pelas turmas da EJA. A estudante Lucimara Sulatte, 29 anos, vivenciou momentos marcados por recordações e incetivo.

"Nós tivemos a oportunidade de conhecer mais um pouquinho da história de mulheres guerreiras que lutaram pela igualdade e respeito, uma história que eu não conhecia e tenho certeza de que muitos ainda não conhecem. Além disso, as exposições, a oficina de bijuterias e o lanche preparado especialmente pra nós foi uma maravilha! Quero aqui parabenizar e agradecer a equipe escolar por tudo o que foi preparado para nós", pontuou.

"Só tenho que agradecer. Foi uma semana especial, muito produtiva para todas nós. Destaco a exposição com as nossas colegas e professoras, que estava muito linda, e também a oficina que foi muito agradável. A palestra foi muito boa, uma experiência diferente, falamos das nossas guerreiras que lutaram no passado e as que atualmente lutam pelos direitos de todas as mulheres!", afirmou.

Para o diretor da Emef, Elizeu Moreira, o foco da semana da mulher é promover ações que fortaleçam o empoderamento, bem como a importância das mulheres na sociedade.

"Estamos vivenciando, junto com os estudantes da EJA da Escola Neusa Nunes Gonçalves, uma semana de comemoração do Dia Internacional da Mulher. São momentos de reflexões sobre importância das mulheres na sociedade. Refletindo, também, sobre o alto índice de feminicídio e violência contra as mulheres. É necessário desenvolver ações educativas que visem ao empoderamento das mulheres, e somente por meio do conhecimento é que alcançaremos esse objetivo", ressaltou o diretor. (Secom/PMV)

Leia também:

Prefeitura da Serra investe em capacitações para profissionais
Viana inaugura 1º campo de lúpulo privado e lança curso
Programa Vix + Cidadania: dignidade e esperança para famílias
Vitória será a 1ª cidade do Brasil a erradicar a extrema pobreza
UPA 24h do bairro Marbrasa recebe obras de manutenção
Viana tem o menor número de homicídio da Grande Vitória
Prefeitura de Anchieta vai reformar 4 quadras poliesportivas
São Mateus investe no sistema de videomonitoramento
Serra inclui nos projetos de praças, uma área para os pets
Vitória ganha Certificado de Excelência em Compras Públicas
Inscrições abertas para evento sobre empreendedorismo

TAGS:
VITÓRIA | EJA | MULHERES | PROJETO | ESTUDANTES