GASTRONOMIA

Semana Santa com Festival da Torta Capixaba em Vitória

Evento acontecerá na Ilha das Caieiras entre os dias 18 e 21 de abril,das 9 às 18 horas.

Em 05/04/2019 Referência JCC, Deyvison Longui e Melissa Künsch

Foto: Diego Alve - Secom/PMV

O 15º Festival da Torta Capixaba promete levar milhares de pessoas para a Ilha das Caieiras, Vitória, entre os dias 18 e 21 de abril, período da Semana Santa.

O evento, que acontecerá das 9 às 18 horas, contará com a participação de 31 expositores, além dos restaurantes da região, que vão oferecer aos visitantes esse importante prato típico da culinária do Espírito Santo.

As desfiadeiras da Ilha das Caieiras devem produzir cerca de cinco toneladas de torta durante o evento. O quilo será vendido por R$ 100,00, podendo a iguaria ser encontrada em unidades fracionadas com 100 gramas e 500 gramas, além do prato na tradicional panela de barro. O evento também contará com atrações musicais.

"A Ilha das Caieiras é um local tradicional e importante polo gastronômico da capital. O festival ganha uma expressão e enriquece toda uma região de destaque na cidade e que serve de referência para os moradores e turistas", destacou o presidente da Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória (CDV), Leonardo Krohling.

Resultado de imagem para Torta capixaba na ilhas caieiras

A torta capixaba é considerada uma iguaria única no Brasil e muito tradicional durante a Semana Santa. Diego Alve - Secom/PMV

O presidente da CDV ainda complementou: "Atualmente, a torta capixaba é considerada uma iguaria única no Brasil e muito tradicional durante a Semana Santa no Espírito Santo, que demonstra toda a parte cultural do Estado e da capital, mantendo uma tradição por séculos", disse.

Números

De acordo com levantamento realizado pelo Observatório Municipal do Turismo, órgão da CDV, o festival registrou no ano passado a venda de 4,6 toneladas de torta capixaba, a visita de 7,8 mil pessoas à Ilha das Caieiras, a geração de R$ 480 mil em faturamento para os expositores e a ocupação de 49,8% dos quartos disponíveis na rede hoteleira da capital durante os dias de realização do evento.

COMPRE PELO SITE

Interdição

A rua Felicidade Correa dos Santos, entre a rua Amadeu Muniz Correa e a avenida Beira-Mar, na Ilha das Caieiras, estará totalmente interditada das 7 horas da quarta-feira (17), para montagem das barracas, até as 20 horas do domingo (21). O trânsito será desviado pelas vias adjacentes.

MAIS NOTÍCIAS

Andada do caranguejo-uçá começa neste domingo

No próximo domingo (7) começa o último período de andada do caranguejo-uçá (Ucides cordatus). Até o dia 14, ficam proibidos a captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização dos crustáceos da espécie, bem como das partes isoladas (quelas, pinças, garras ou desfiado).

A proibição segue a portaria nº 034-R da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. No período da andada, também é vetada a compra de caranguejos de outros estados.

Fiscais da Semmam vão atuar para evitar irregularidades durante o período de andada do caranguejo  Foto: Divulgação Semmam/PMV

A andada é o período reprodutivo em que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos.

Conscientização

Além de realizar fiscalizações em mangues e locais onde o caranguejo é comercializado, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), por meio da Gerência de Educação Ambiental, realiza diversas atividades educativas a respeito do tema, dentro do projeto "Mangueando na Educação".

O projeto tem como objetivo principal promover processos de Educação Ambiental e ampliar o nível de conscientização da população quanto à importância da preservação do ecossistema manguezal, considerando suas características ecológicas, socioambientais, culturais e cênicas.

Somente neste ano, cerca de 1,2 mil pessoas foram abordadas por educadores ambientais sobre a importância de se respeitar o período da andada.

As principais notícias do Espírito Santo, do Brasil e do Mundo, você encontra no Portal CCNEWS BRASIL