SAÚDE

Seminário de Segurança Alimentar debate doença celíaca.

tema será "Reconhecer Doença Celíaca: Você pode ter e não saber"

Em 29/10/2014 Referência JCC

A doença celíaca é causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, massas, pizzas, bolos, pães, biscoitos e alguns doces, provocando dificuldade do organismo de absorver os nutrientes dos alimentos, vitaminas, sais minerais e água.

Ela será tema do VI Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional de Vitória, cujo tema será "Reconhecer Doença Celíaca: Você pode ter e não saber", no dia 7 de novembro (sexta-feira), a partir das 8h30, no auditório do Palácio Municipal.

O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio da Gerência Segurança Alimentar e Nutricional, vai reunir especialistas para uma abordagem técnica sobre os cuidados nutricionais, a atenção para os problemas emocionais diante da doença e os cuidados e o desafio de ser celíaco.

Inscrições

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail seminariodesan@gmail.com. Para participar, é preciso levar 2kg de alimentos não perecíveis (arroz, feijão, leite em pó integral ou café em pó). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3382-6388.

Tratamento

A gerente de Segurança Alimentar e Nutricional, Laydiane Siloti Barbosa, explica que o único tratamento é a dieta isenta de glúten por toda a vida. Ela destaca que, caso uma pessoa com doença celíaca consuma alimentos com glúten ou traços dele, isso vai provocar uma reação imunológica no intestino delgado e uma inflamação crônica que impede a absorção dos nutrientes.

A doença pode se manifestar em crianças, adultos e idosos. Estudos internacionais apontam que 1% da população mundial é celíaca. Ela afeta em torno de 2 milhões de pessoas no Brasil, mas a maioria dessas pessoas ainda está sem diagnóstico.