CULTURA

Seminário debate novos caminhos para a Cultura em Vitória

O evento tem o objetivo de discutir políticas nacionais, estaduais e municipais da Cultura.

Em 27/04/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Filipe Frazao/iStock

Os encontros ocorrem sempre das 18 às 21 horas. Todos os participantes inscritos receberão certificação.

O tema "Novos caminhos para a Cultura de Vitória" estará em debate de hoje (27) até quinta-feira (29), a partir das 18 horas, no seminário virtual realizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc) em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural de Vitória.

O evento tem o objetivo de discutir e propor, a partir de um conjunto de políticas nacionais, estaduais e municipais da área, ações para a cultura na capital capixaba.

"Este é o momento de acolhimento, união, proposição e também de ouvir e debater diferentes propostas para fazermos de Vitória, que já é um ambiente que transpira cultura, um local de crescimento, desenvolvimento e igualdade de oportunidades de formação, acesso e valorização da cultura local", disse o secretário municipal de Cultura, Luciano Gagno.

Todos os inscritos terão acesso aos conteúdos e aos grupos de trabalho por meio da plataforma Google Meet. No entanto, a Prefeitura de Vitória disponibiliza a todos os internautas, por meio do seu canal no YouTube, a transmissão ao vivo da abertura do evento, que acontece hoje, e as palestras que abrem os dois próximos dias da programação (28 e 29 de abril).

Os encontros ocorrem sempre das 18 às 21 horas. Todos os participantes inscritos receberão certificação.

Abertura

A abertura conta com a participação do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, do secretário municipal de Cultura, Luciano Gagno, do secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha, do vereador Anderson Goggi, da superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) do Espírito Santo, Elisa Machado Taveira, e do presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Sebastião Ribeiro Filho.

Economia Criativa

Após a solenidade de abertura, a gestora cultural Cláudia Leitão, que já foi secretária nacional da Economia Criativa do Ministério da Cultura e secretária de Cultura do Ceará, aborda o tema "A economia criativa e a cultura das cidades".

Cláudia trará toda sua expertise, que já lhe rendeu o primeiro lugar do Prêmio Cultura Viva, do Ministério da Cultura (MinC), na categoria Gestão Pública, com o programa “Cultura em Movimento: Secult Itinerante”.

A palestrante é responsável, também, pela criação da Secretaria Nacional da Economia Criativa (SEC). Atualmente, é consultora em Economia Criativa para o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para os governos federal, estaduais e municipais, empresas privadas e outras organizações.

Fundamentos e Tecnologias de Arte, Cultura e Assistência

Nesta quarta (28), o tema "Fundamentos e Tecnologias de Arte, Cultura e Assistência" estará na pauta do escritor, produtor e ativista Stel Miranda, da Fraternidade Periférica, a partir das 18 horas.

O segundo dia de evento será marcado também pela abertura de três Grupos de Trabalhos (GTs), que discutirão os temas “Direito à Cultura”, “Financiamento da Cultura” e “Economia Criativa”.

Em seguida, haverá uma plenária para apresentação de proposições.

Último dia

O evento segue até quinta (29), noite em que a professora, pesquisadora e coordenadora do Projeto Motirõ em Redes - Memória, Cultura e Patrimônio, Geovana Tabachi Silva, do Coletivo BR Cidades, falará sobre "Cultura urbana e a experiência do BR Cidades".

Em seguida, novamente os GTs serão formados, desta vez para debater "Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural", "Espaços Culturais" e "Promoção, Produção, Difusão e Formação Artística e Cultural".

A plenária com novas proposições encerra os três dias de programação.

Relatório

Após o seminário, a comissão organizadora produzirá e divulgará um relatório com as proposições resultantes dos trabalhos realizados. A intenção é que esse documento, intitulado "Novos Caminhos para a Cultura de Vitória", somado a outros, seja utilizado como base para o fortalecimento das políticas públicas da área e gestão cultural do município.

Programação

27/04 - Terça-feira
18h - Abertura
19h - “A economia criativa e a cultura das cidades” (Cláudia Leitão)
20h - Debate
21h - Encerramento

28/04 - Quarta-feira
18h - “Fundamentos e Tecnologias de Arte, Cultura e Assistência” (Stel Miranda)
18h30 - Grupos de Trabalho (GTs)
20h - Plenária
21h - Encerramento

29/04 - Quinta-feira
18h - “Cultura urbana e a experiência do BR Cidades” (Geovana Tabachi)
18h30 - Grupos de Trabalho (GTs)
20h - Plenária
21h -Encerramento

TAGS:
CULTURA | FESTIVAL | SHOW | MÚSICA | ARTES | EDUCAÇÃO | CIDADE | ESPORTES | SAÚDE