MEIO AMBIENTE

Semmam terá novo Centro de Monitoramento Ambiental

Centro Supervisório vai gerar dados sobre a condição da qualidade do ar de Vitória.

Em 16/10/2019 Referência JCC, Regina Freitas

Foto: Leonardo Silveira - Secom/PMV

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) vai contar com um Centro Supervisório Municipal para recebimento dos dados da Rede de Monitoramento Automático da Qualidade do Ar (RAMQAr). Na última semana foram iniciadas as preparações para a montagem da rede na Coordenação de Monitoramento Atmosférico, Hídrico e Solo.

O secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, conta que, atualmente, o monitoramento da qualidade do ar de Vitória é realizado por meio de estações localizadas nos bairros Jardim Camburi, Enseada do Suá e Centro, que são gerenciadas pelo Estado, por meio do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema).

"Com a implantação do Centro Supervisório Municipal, os dados dos poluentes atmosféricos gerados nessas estações serão recebidos e gerenciados pela Semmam, permitindo melhorias na gestão do recurso ambiental", disse Luiz Emanuel.

Luiz Emanuel ressalta que o monitoramento atmosférico é apenas um dos parâmetros supervisionados pelo novo Centro Supervisório Ambiental. "A nova estrutura é extremamente relevante para o monitoramento da qualidade do meio ambiente de Vitória, pois, além de gerar dados sobre a condição da qualidade do ar e guiar o gerenciamento e a avaliação da efetividade dos programas existentes, contribuirá também com o monitoramento e fiscalização de outras áreas, como a do saneamento básico".

A implantação do Centro Supervisório é resultado do atendimento de uma das condicionantes do Termo de Desinterdição Condicionada Nº 001/2019 de uma das empresas da ponta de Tubarão. "Contudo, incluímos equipamentos que recebemos em outras contrapartidas ambientais para ampliar os parâmetros a serem monitorados", concluiu o secretário.