SAÚDE

Sepse mata mais do que infarto e câncer

O Brasil tem uma das mais altas taxas de mortalidade do mundo por esta inflamação generalizada.

Em 21/09/2014 Referência JCC

A principal causa de morte nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) é causada pela sepse – uma inflamação generalizada do organismo causada por uma infecção que pode estar localizada em qualquer órgão – ocorrência que mata mais que o infarto do miocárdio e alguns tipos de câncer. O Brasil tem uma das mais altas taxas de mortalidade do mundo por esta inflamação generalizada. Estima-se que 400 mil novos casos são diagnosticados por ano, sendo que 240 mil evoluem para morte.

Grupo de risco

Qualquer pessoa pode ter sepse, mas há um grupo de risco maior: prematuros, crianças abaixo de um ano, idosos, pacientes com câncer, AIDS ou que fizeram uso de quimioterapia ou outros medicamentos que afetam as defesas do organismo, pacientes com doenças crônicas como insuficiência cardíaca, insuficiência renal, diabetes, usuários de álcool e drogas e pacientes hospitalizados que utilizam antibióticos, catetéres ou sondas.

Sintomas

De acordo com o médico intensivista e coordenador do Centro de Terapia Intensiva (CTI), do Hospital Meridional, Marcus Vinicius A. Leitão, “a sepse é uma doença que não possui sintomas específicos e estima-se que 30 milhões de pacientes no mundo sejam acometidos pela doença. Alguns sinais de alerta podem ser: febre, aceleração do coração (taquicardia), respiração mais rápida (taquipnéia), fraqueza intensa, pressão baixa,  diminuição da quantidade de urina, falta de ar, sonolência excessiva”, ressaltou.

Cuidados

O risco de sepse pode ser diminuído, principalmente em crianças, respeitando o calendário de vacinação. É importante também, evitar a automedicação e o uso indiscriminado e desnecessário de antibióticos - que devem sempre ser prescritos por um médico.

Por Danielle Souto/Mile4