POLÍTICA CAPIXABA

Sérgio Vidigal anuncia corte de despesas e revisão de contratos

Vidigal, ao lodo do vice, Thiago Carreiro, anuncia também, a Guarda Municipal Inteligente.

Em 02/01/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Edson Reis/PMS

A reunião aconteceu logo após a visita do prefeito de Serra, Sérgio Vidigal, à sede da Guarda, no Parque da Cidade, onde foi recebido pelos servidores. 

O prefeito Sergio Vidigal, fez a sua primeira reunião técnica com a equipe de secretariado da Prefeitura de Serra neste sábado (02), para abordar as primeiras medidas da nova gestão, com destaque na integração da Guarda Municipal ao Sistema de Inteligência. A reunião aconteceu logo após a sua visita à sede da Guarda, no Parque da Cidade, onde foi recebido pelos servidores. 

A atuação dos Bombeiros como Salva-Vidas nas praias, a implantação do cerco eletrônico de segurança também foram destacadas pelo secretário de Segurança, Fabrício Dutra, durante a reunião.

"Nós temos uma reunião na segunda-feira com o Corpo de Bombeiros que vai assumir essa parte até a gente fazer uma contratação emergencial para cobrir toda Serra. Isso é urgente. Além disso, também vamos integrar a Guarda Municipal ao Sistema de Inteligência, coisa que não era antes. Ou seja, Disque Denúncia, Sistema de Relatório de Inteligência que serão repassados, a custo zero, através do treinamento da Secretaria de Segurança do Estado", disse o secretário.

A secretária de Gestão e Recursos Humanos, Dayse Lemos, elogiou a união e proatividade da equipe e também mencionou os primeiros decretos como o da nomeação do secretariado e o da instituição da Política de Gestão Pública e do Comitê de Modernização da Gestão,  já publicados no Diário Oficial do Município.

"Estamos com uma energia de proatividade muito boa, que é importante quando estamos contruindo um planejamento para a nossa cidade. Vamos remar todos na direção de uma Serra boa para empreender, viver e visitar", afirmou Dayse Lemos.

O prefeito de Serra, Sérgio Vidigal, reunião todo o secretariado na manhã deste sábado (2). Foto: Edson Reis/PMS.

Durante a reunião, o prefeito Sergio Vidigal anunciou o responsável por toda coordenação da Tecnologia de Informação (TI), Kleyson Musso.

"Nós temos uma equipe técnica, queremos somar os talentos do setor público com os talentos do setor privado e buscar parcerias com setores que fazem parte das diretrizes da nossa gestão. Precisamos entregar resultados à população", concluiu Vidigal.

Transmitida ao vivo

O decreto publicado no Diário Oficial do Município de 01 de janeiro de 2021, prevê: "produção de resultados para a sociedade; modernização dos processos e procedimentos, com ênfase nas tecnologias de informação e comunicação; profissionalização da administração pública, com base no desenvolvimento de competências e aptidões técnicas; incentivo e fomento à inovação na gestão; racionalização de gastos e observância do equilíbrio fiscal; estabelecimento de parcerias com organizações do terceiro setor e da iniciativa privada; comportamento moral e ético nas relações interpessoais e com a sociedade; transparência das ações públicas; aprimoramento e fortalecimento dos mecanismos de controle interno; prevenção e combate à fraude e à corrupção; desburocratização dos procedimentos, facilitando o atendimento às demandas do cidadão; interlocução com a sociedade e ampliação dos mecanismos de acesso à informação e de promoção do controle social.

Principais medidas

1- As despesas serão autorizadas com muita cautela, com análise dos restos a pagar. O Comitê de Gestão Orçamentária e Financeira - COAD será responsável pela análise e autorização para realização de despesas essenciais, como também o programa de realização financeira;

2- Revisão e renegociação dos contratos;

3 - Estudo para redução de despesas de combustíveis, energia elétrica, água e telefonia.

4 - Revisão de concessão de horas extras aos servidores públicos.

5 - Agilização para construção de parcerias para realização dos projetos estratégicos, como cerco eletrônico de segurança, agendamento online de consultas, digitalização dos documentos visando a migração de serviços presenciais para eletrônicos;

6 - Reorganização da agenda dos serviços de limpeza pública. (Com informações da SecomPMS)