OPINIÃO

Serra: a Sede o que é da Sede

Dos coxilos, sugiram duas forças irresistivelmente poderosas: o MSSF e a ACESS.

Em 01/06/2019 Referência JCC, Edson Quintino do Nascimento

Foto: Medium Coporation(US)/Reprodução

A Serra Sede berço da tradição cultural serrana e considerada o Atenas capixaba de outrora, passou de rural (que carece de politicas integralizadas) a urbana e abriga hoje quase um terço da população da cidade da Serra.

De forte tradição politica econômica e cultural, nestas terras, serranos ilustres marcaram indelevelmente a história do município. Refiro-me aos eis prefeitos Romulo Castelo, Naly da Encarnação Miranda e José Maria Feu Rosa. De economia Baseada na cultura do abacaxi, portanto rural, no inicio dos anos 70 este panorama social, politico e econômico começa a mudar.

MÊS DOS NAMORADOS. COMPRE PELO SITE

Resultado de imagem para Produtos Racco

Inicia-se o processo de industrialização do estado, e o município da Serra abruptamente recebe plantas industriais como a antiga CST – Companhia Siderúrgica Tubarão (hoje ArcelorMittal Tubarão) e os polos industriais CIVIT I e II. Daí experimenta o crescimento populacional exponencial, com o surgimento dos bairros no entorno destes centros. Recebe forte impacto

Entretanto, por estar geograficamente no centro do município, é de se pensar que a cidade da Serra, num futuro próximo, encontrar-se-á com a Serra Sede, com a eliminação dos vazios urbanos, que a separam dos distritos de Carapina, ao mesmo tempo, com o advento da rodovia do Contorno do Mestre Álvaro, tende expandir-se ao norte, a oeste e a leste rumo ao litoral. Diante deste fato, é necessário que projetos viários de ordenação da ocupação do solo urbano, sejam pensados e traçados nos dias de hoje.

MÊS DOS NAMORADOS. COMPRE PELO SITE

Resultado de imagem para kit intimos racco

Por esta razão, após décadas de atordoamento e “cochilo histórico” por parte dos comerciantes e das lideranças politicas e empresariais, identificado as causas do fenômeno, a lucidez brota com força total no sentido de movimentos da sociedade civil. Eclode daí duas forças irresistivelmente poderosas e aglutinadoras que são o  Movimento Serra Sede Forte (MSSF) e a Associação Comercial e Empresarial de Serra Sede (ACESS).

O MSSF tem o papel de aglutinar as lideranças politicas, comunitárias, eclesiais, empresariais e a população em torno do grande projeto que visa crescimento ordenado que visa a construção da Nova Serra Sede.

A ACESS, que muito me orgulha ser sócio fundador e o primeiro presidente, por seu turno, foca o desenvolvimento do empreendedorismo local, na formação continuada destes e dos trabalhadores, ao aproxima-los das principais ferramentas empresariais, disponíveis através de órgãos como o SEBRAE e IEL, inserindo-os à competição, ao investir em eventos como campanhas comerciais em datas comemorativas do comércio e de palestras periódicas com dois eixos bem definidos: da excelência e desenvolvimento da praça comercial e desenvolvimento regional.

Portanto, o crescimento e fortalecimento destas duas recentes instituições, visam, sobretudo, fazer retornar a Serra Sede a administração pública, que hoje se encontra dispersa em vários bairros, porque buscamos a construção da Nova Serra Sede e queremos que justiça seja feita: “A Serra Sede o que é da Serra Sede!”

Sobre o autor

Edson Quintino do Nascimento, é presidente da Associação Comercial e Empresarial de Serra Sede (ACESS), filósofo e comerciante.

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRAS