SAÚDE

Serra abre agenda para vacinar comorbidades na sexta (21)

Também terá vagas para as gestantes e puérperas que tomarão 1ª dose da vacina da Pfizer.

Em 20/05/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Sesa-PMS

Para a vacina contra a gripe, serão 2.012 doses disponíveis para o agendamento, que será aberto a partir das 20 horas.

Nesta sexta-feira (21), a Secretaria de Saúde da Serra (Sesa) abre mais 4.550 vagas de agendamento on-line, a partir das 18 horas, para a vacina contra a Covid-19.

Para tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19, podem fazer o agendamento idosos com mais de 60 anos, pessoas com comorbidades da fase 1 (síndrome de down, deficiência mental/intelectual, obesidade mórbida, doença renal crônica em diálise, fibrose cística), com idade entre 18 e 59 anos e demais comorbidades da fase 2 que tenham idade entre 30 e 59 anos.

Podem fazer também o agendamento as pessoas com deficiências permanentes cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), também na faixa etária de 30 a 59 anos.

Serão abertas vagas também para as gestantes e puérperas que tomarão a primeira dose da vacina da Pfizer.

Os trabalhadores da saúde e idosos com mais de 80 anos que precisam tomar a segunda dose da vacina do laboratório Fiocruz/AstraZeneca, também podem fazer o agendamento no site da Prefeitura.

A vacinação ocorrerá entre terça (25) e quinta-feira (27) nas seis Unidades Regionais de Saúde e nas Unidades Básicas de Planalto Serrano A, Nova Almeida, Bairro de Fátima, Eldorado, Carapina Grande, Jardim Tropical, Laranjeiras Velha, Parque Residencial Laranjeiras, Cidade Continental, Nova Carapina I e II, José de Anchieta, André Carloni, São Marcos e Central Carapina. Também haverá vacinação nos drive-thrus do Parque da Cidade.

Para a Influenza o público-alvo são as crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos,11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (45 dias após o parto), os trabalhadores de saúde, professores e os idosos com mais de 60 anos. A vacinação também ocorrerá entre terça (25) e quinta-feira (27) em todas as Unidades de Saúde do Município.

Para a vacina contra a gripe, serão 2.012 doses disponíveis para o agendamento, que será aberto a partir das 20 horas.

Todos os agendamentos deverão ser feitos no site da Prefeitura, no link http://gti.serra.es.gov.br/saude/.

Documentos exigidos

Para se vacinar, todos deverão levar documento com foto e cartão de vacina. Os professores, para tomar a vacina contra a gripe, devem levar a declaração emitida pela escola.

Quem tem comorbidades e vacinará contra a Covid-19, deverá apresentar o laudo médico ou a declaração do enfermeiro do serviço de saúde onde o usuário faz o tratamento ou a prescrição médica contendo a descrição da comorbidade. A receita de medicamento não será aceita.

As pessoas com deficiências permanentes cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) deverão apresentar documento com foto e o cartão do BPC.

Os laudos/declarações ficarão retidos na sala de vacinação e precisam ser de 2018 em diante. Por isso, é necessário que a pessoa leve o original do documento e a cópia.

É preciso estar atento ao intervalo das vacinas. Caso já tenham tomado a vacina contra a Covid-19, é necessário respeitar o intervalo de 14 dias para tomar a vacina contra a gripe e demais vacinas.

Leia também

Serra registra queda nos casos de dengue, zika e chicungunya
Surto de sarampo no Norte do país acende sinal de alerta
Covid: Estado do ES recebe mais 191,3 mil doses de vacinas
Covid: Saúde distribuirá mais 6,4 milhões de doses de vacinas
Doença cardíaca é principal causa de morte de mulheres, diz revista
Saúde mental pode ser a causa de dores no corpo, diz Samorai
Dicas de como evitar problemas mais comuns na coluna
Obesidade é fator de risco para perda dos dentes, diz dentista
Cuidados paliativos e terapia de suporte para pacientes covid
> Anvisa autoriza uso emergencial de coquetel contra a covid

TAGS:
DORES | CORPO | PERSONAL | TRAINER | SAÚDE | ESPORTES | CIDADE | PANDEMIA | COVID-19