CULTURA

Serra abre edital para eleger membros do Conselho de Cultura

O edital foi publicado na edição desta quarta-feira (21), do Diário Oficial do Município.

Em 22/07/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Setur-PMS

O secretário Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Thiago Carreiro, falou sobre a importância de um Conselho atuante no município.  

O Conselho Municipal de Cultura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur) está convocando representantes culturais da Serra, como artistas e produtores para participarem da eleição de composição do Conselho Municipal de Cultura da Serra (CMCS). O edital foi publicado na edição desta quarta-feira (21), do Diário Oficial do Município.

O secretário Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Thiago Carreiro, falou sobre a importância de um Conselho atuante no município.  

"A cultura é uma importante ferramenta de oportunidades, transformação e inclusão. Com a nova Lei Chico Prego e também com a certeza que o fortalecimento da cultura local tem impacto no desenvolvimento do cidadão, da cidade e do Turismo, estamos iniciando um novo ciclo onde a cultura da Serra será protagonista. Para que isso aconteça precisamos de um Conselho Municipal de Cultura atuante e que represente de fato a diversidade cultural da Serra e alcance tanto as linguagens tradicionais quanto modernas como islã, grafite, movimento underground, hip hop, novas mídias, entre outros, os quais a juventude do município possui grande expressividade", ressaltou.

Thiago também falou sobre a Lei Chico Prego, de acordo com ele a Lei é o instrumento de fomento a cultura Serrana 

“Nesses primeiros seis meses do mandato, tem sido uma das prioridade da nossa gestão com apoio da Controladoria e Procuradoria da Prefeitura da Serra colocamos o passivo em ordem e nas próximas semanas ao lado do prefeito e da Câmara, apresentaremos a proposta da Nova Chico Prego. O futuro conselho terá um papel fundamental para a implementação dessa política pública", afirmou.

As inscrições são designadas aos interessados a participar do processo eleitoral para composição das câmaras do Conselho Municipal de Cultura.  O mandato tem a duração de dois anos, indo até 2023. 

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas na Setur e na Biblioteca e Centro Cultural Carlos Correia de Loyola, em Valparaiso.  As inscrições acontecem no período do dia 23 a 30 de julho, das 9 às 17 horas. O requerimento para  inscrição pode ser retirado no site da Prefeitura e também nos locais de inscrições.

Terezinha Machado Pimentel, Congueira e Festeira no município da Serra, também falou sobre o assunto. Ela destacou que o Conselho Municipal de Cultura é uma instância de representação legalmente instituída, deliberativa, consultiva e fiscalizadora sendo um órgão auxiliar de importância nas construções das políticas públicas desenvolvidas no município da Serra.

Gabriel Costa Nadipeh, é músico, cineasta e presidente estadual da Central Única das Favelas do Espírito Santo (Cufa). Ele reforçou que o município é muito rico culturalmente. 

"A Serra é um município gigante em território e população e é riquíssimo em talentos artísticos e culturais, por isso é preciso também se tornar gigante no segmento cultural e o Conselho de Cultura tem um papel fundamental nesse processo de acompanhar, discutir e propor políticas públicas de cultura", falou.

No total, o Conselho é composto por sete câmaras culturais, sendo elas: Artes cênicas, musicais, audiovisuais, plásticas, literatura, folclore, artesanato, patrimônio histórico, cultural,  arquitetônico e natural. Cada uma com um representante titular, um suplente e um colaborador, escolhidos por votação. 

Antônio Martins, fundador e diretor do Centro Cultural Elizário Rangel, também falou sobre a importância do Conselho no município.

“Entendo que o Conselho, quando atuante, democrático e representativo, tem o caráter estratégico nas estruturações das políticas públicas culturais. Acredito que o Conselho deva representar a diversidade que é própria da cidade, fazendo, pela representação social, frente às forças conservadoras e reativas que tentam, por vezes, deslegitimar e pormenorizar a cultura. Um conselho de cultura ativo e plural é um indicador de saúde cultural da cidade”, disse.

Compõem também o Conselho Cultural, um representante indicado pela Setur, pela Câmara Municipal de Vereadores e pela Federação das Associações de Moradores da Serra (Fams) .

Leia também:

Espetáculos teatrais online para estudantes de Vila Velha
Moradores de Paul, em Vila Velha, ajudam a colorir a cidade
Casagrande visita exposições em espaços culturais em Vitória
Festa de São Pedro de 2021 será virtual e semipresencial
Escritor lança livro Experiências Vol.1 - contos de Lobo Pasolini
Cultura: Cidade de Serra será palco do Festival Danç@ Ai
Festa de São Sebastião e São Benedito vira patrimônio cultural
Aos ​150 anos, Farol Santa Luzia será fechado para restauro
Cultura prorroga edital para contratar instrutores e oficineiros
Escola recebe acervo da literatura africana e afro-brasileira
Filha registra em livro vivências ao lado da mãe com Alzheimer
Núcleo Afro Odomodê divulga agenda de atividades em junho
Livro retrata cotidiano de crianças que precisam trabalhar
Moedas do tempo do Império doadas à Casa da Memória
Vila Velha transforma pontos viciados de lixo em belos jardins
Vila Velha abre portas para trabalho formal ou empreendedor
Prefeito de Vila Velha visita obras nos bairros da Região 5
Vila Velha vacinará mais de 10 mil pessoas com Coronavac
Vila Velha entrega Cartão Bolsa Aluno nesta terça-feira (18)
Vila Velha avança no Programa Cidade Empreendedora
Prefeitura vai ajudar instituições que cuidam de crianças
Prefeitura de Vila Velha vai instalar lâmpadas de Led na orla
Vila Velha lança projeto de atenção emocional do professor
Prefeitura retira 30 toneladas de lixo dos canais de Vila Velha

TAGS:
FESTIVAL | ACERVO | LIVRO | CULTURA | AUXÍLIO | SOLIDARIEDADE | ALIMENTO | SAÚDE