SAÚDE

Serra abre hoje (9), agenda para vacinação contra influenza

Nesta quarta (9), às 20 horas, a Prefeitura de Serra abre mais um agendamento on-line.

Em 09/06/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Sesa-PMS

A aplicação ocorrerá sexta-feira (11) e segunda-feira (14) em todas as unidades básicas e regionais de saúde; e sábado (12).

Nesta quarta-feira (9), a partir das 20 horas, a Prefeitura de Serra, por meio da Secretaria de Saúde (Sesa), abre mais um agendamento on-line para campanha de imunização contra a influenza (gripe). Serão disponibilizadas 5490 vagas para cadastro pelo link http://gti.serra.es.gov.br/saude/. A aplicação ocorrerá sexta-feira (11) e segunda-feira (14) em todas as unidades básicas e regionais de saúde; e sábado (12).

Podem fazer o agendamento as crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, professores, os idosos com mais de 60 anos, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais federais, militares, civis e rodoviários; bombeiros militares e civis; e guardas municipais), profissionais das forças armadas; e trabalhadores do transporte rodoviário (motoristas, cobradores e caminhoneiros).

Documentos

Para vacinação, todos deverão levar documento com foto e cartão de vacina. Os professores devem levar, ainda, declaração emitida pela escola com vínculo empregatício. O grupo das forças de segurança e salvamento também precisa apresentar um documento que comprove sua vinculação ativa.

Os que têm comorbidades, deverão apresentar laudo médico indicando a comorbidade ou a condição existente; ou declaração do enfermeiro do serviço de saúde onde o usuário faz acompanhamento; ou laudo emitido por nutricionista no caso de obesidade mórbida.

Para os deficientes, serão aceitos como comprovação da condição laudo médico indicando a deficiência existente; declaração do enfermeiro do serviço de saúde onde o usuário faz acompanhamento; cartão de gratuidade no transporte público que indique condição de deficiência permanente; documentos comprobatórios de atendimento da pessoa com deficiência permanente em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência; documento oficial de identidade com a indicação da deficiência que indique se tratar de pessoa com deficiência permanente.

Para as condições de evidente deficiência permanente, a pessoa é isenta de apresentação de documento comprobatório.

Comorbidades e deficiências

São consideradas deficiência permanentes: limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo; indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com o uso de óculos; indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc. 

As comorbidades incluídas para a vacina contra Influenza são: doença respiratória crônica (asma em uso de corticoide inalatório ou sistêmico (moderada ou grave), doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), bronquiectasia, fibrose cística, doenças intersticiais do pulmão, displasia broncopulmonar, hipertensão arterial pulmonar e crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade); doença cardíaca crônica (doença cardíaca congênita, hipertensão arterial sistêmica com comorbidade, doença cardíaca isquêmica e insuficiência cardíaca); doença renal crônica (doença renal nos estágios 3, 4 e 5, síndrome nefrótica e paciente em diálise); doença hepática crônica (atresia biliar, hepatites crônicas e cirrose); doença neurológica crônica (condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica. considerar as necessidades clínicas individuais dos pacientes incluindo: acidente vascular cerebral, indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla, e condições similares; doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular e deficiência neurológica grave); diabetes (diabetes mellitus tipo I e tipo II em uso de medicamentos); transplantados (órgãos sólidos e medula óssea); portadores de trissomias (Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Síndrome de Warkany e dentre outras trissomias).

Observação

É preciso estar atento ao intervalo das vacinas. Caso já tenham tomado a vacina contra a covid-19, é necessário respeitar o intervalo de 14 dias para tomar a vacina contra a gripe e demais vacinas.

Leia também:

Vacina: Serra abre agenda com mais de 8 mil vagas nesta sexta
Prefeitura de Serra reabre agenda para cadastro no CadÚnico
Vidigal assina ordens de serviços para obras em Jacaraipe
Serra apresenta seu sistema de aprovação de projetos à CBIC
Prefeitura de Vitória instala novos refletores no Caramuru
Mata Atlântica: Parque da Fonte Grande tem novos mirantes
Nova lei proíbe nomeação de condenados por crimes sexuais
Mega-ação retira mais 28 ton de resíduos da baía de Vitória
Vitória abre agenda para vacinar professores de 40 a 59 anos
Prefeitura retira 111 toneladas de resíduos da baía de Vitória
Prefeitura leva mais iluminação e segurança para São Pedro
Vitória abre agenda para vacinar idosos com 65 anos e saúde
Pesquisa mostra variação de 225% no valor do álcool em gel
Ajuda: Vitória alerta sobre os sinais da violência sexual infantil

TAGS:
PARQUE | SEVIÇOS | OBRAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADE | EMPREGOS | GOVERNO