CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Serra: Aplicativo Colab soluciona demandas em sete dias

A Prefeitura da Serra criou o aplicativo que funciona há cerca de dois meses no município.

Em 12/07/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMS

A maior parte das demandas atendidas por meio do aplicativo Colab no mês de junho foram solunicionadas em até sete dias.

A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, criou o aplicativo Colab que funciona há cerca de dois meses no município e, no mês de junho, solucionou demandas em até sete dias. 

A maior parte das demandas atendidas por meio do aplicativo Colab no mês de junho foram solunicionadas em até sete dias. Esse percentual está na categoria mais acessada do programa, que é a Entulhos na Calçada/Via Pública, que recebeu 255 demandas no último mês, das quais 60% estão resolvidas.

O aplicativo, que funciona há cerca de dois meses no município, também conta com outros serviços para o cidadão acionar. Um deles é o de descarte irregular de lixo, que contou com o prazo médio de resolução de sete dias e, no item Buracos na Vias, esse número é de 11 dias. Além dessas categorias, o cidadão também pode enviar mensagens no Colab sobre praia suja.

O  Colab disponibiliza para os moradores da Serra um canal direto de comunicação com a administração local, e já conta com mais de 1.700 usuários. Por meio dele, o cidadão pode enviar demandas e registrar problemas, ajudando a prefeitura a zelar pela cidade.

Desde abril, quando começou a funcionar, o programa já aceitou mais de 700 demandas. Desse percentual, cerca de 60% estão resolvidas.

O sistema funciona assim: o morador baixa o aplicativo na loja de seu celular, cria um perfil  e em seguida ao identificar, por exemplo, um buraco na rua, ele fotografa e manda pelo Colab detalhando local. A prefeitura recebe e encaminha para o setor que já programa o serviço. Depois, a administração responde ao serrano informando sobre o reparo.

O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia da Serra, Pedro Trindade, comenta que o Colab aproxima ainda mais a Prefeitura dos cidadãos.

“É uma nova forma muito eficiente e confortável para o morador interagir com a administração, solicitando serviços e participando de decisões importantes da cidade. Além disso, conseguimos atender aos pedidos com mais precisão e eficiência, melhorando muito a prestação de serviços aos usuários”, pontua Pedro.

Leia também:

Serra: Inscrições para o Prêmio Inoves estarão abertas até dia 27
Primeira edição do Cocreation Lab chega ao Espírito Santo
Começa hoje em Brasília maior feira de tecnologia do mundo
Solução criada na USP facilita decisão para combater a fome
Empresas de telemarketing têm uso obrigatório de prefixo
Wi-Fi Brasil chegou a Cavalinhos e Cristal, em João Neiva
Trabalho de estagiárias estimula o interesse pela ciência
Educação: publicado critérios para universalizar internet
iFood já está autorizado a realizar delivery com drones no Brasil
Aviação: AT&T e Verizon limitam implantação de 5G nos EUA

TAGS:
COLAB | SERRA | TECNIOLOGIA | CIÊNCIA | SOLUÇÃO | DEMANDAS