EDUCAÇÃO

Serra comemora alfabetização com projeto Busca Ativa

7.500 pessoas entre crianças, jovens, adultos e idosos estão em processo de alfabetização. 

Em 07/09/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Freepik

Circuito de saberes e Política Municipal de Alfabetização de Serra são alguns dos projetos pela alfabetização.

No dia 8 de setembro é comemorado o Dia Internacional da Alfabetização. A data foi escolhida pela Unesco para lembrar sobre a importância da alfabetização no resgate ou alcance da dignidade e direitos humanos. 

Em tempos de pandemia, com a impossibilidade de interação presencial no ambiente escolar, a tarefa de alfabetizar ficou prejudicada e ganhou a atenção de especialistas, que propuseram novas formas de ensinar a ler e escrever. 

Segundo a Secretaria de Educação (Sedu), entre a população que chega perto dos 550 mil habitantes, aproximadamente 7.500 pessoas entre crianças, jovens, adultos e idosos estão em processo de alfabetização. 

Busca Ativa

Mas, há outras pessoas que não estão matriculadas ou não frequentam a escola. Para alcançar esse público, a Sedu tem realizado a busca ativa em parceria com o Projeto Territórios em Rede, uma iniciativa da Fundação Vale e Cidade Escola Aprendiz. 

O objetivo do Territórios em Rede é garantir o acesso e permanência de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos na escola no município da Serra, buscando erradicar os índices de analfabetismo, os quais são maiores na faixa etária da população adulta, segundo dados do IBGE.

O contexto de excepcionalidade em virtude da pandemia, inviabilizou até o início deste ano de 2021, a mediação presencial dos professores. Com o objetivo de garantir o acesso ao ensino, foram ofertadas, neste período, Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs), Cadernos Pedagógicos (materiais impressos) e interação por meio de alguns recursos tecnológicos.

Alfabetização

Segundo a Sedu, para potencializar os processos de alfabetização e recuperar parte das aprendizagens não alcançadas em  virtude da pandemia, estão sendo propostos alguns projetos para fortalecimento das aprendizagens e do processo de alfabetização, tais como:

- Formação docente e acompanhamento de aprendizagens, envolvendo a apropriação da leitura e da escrita, tendo como horizonte a alfabetização de todas as crianças inseridas nos anos iniciais do ensino fundamental (1º aos 3º anos), considerando, também, a ideia de Continuum Curricular constituído pelo contexto de pandemia;
- Elaboração e sistematização da Política Municipal de Alfabetização de Serra (PMAS);
- Circuito de Saberes: projeto de fortalecimento às aprendizagens de crianças/estudantes do 6º ao 9º ano, no contraturno escolar;
- Potencializando aprendizagens: projeto de fortalecimento às aprendizagens de crianças/estudantes, de 1º ao 9º ano, que se encontram matriculadas no turno escolar;
- Circuito Pedagógico: reorganização das/dos crianças/estudantes, em turmas de ciclos de aprendizagens.

Investimento

O secretário de Educação da Serra, Alessandro Bermudes destaca que o empenho dos profissionais merece ser lembrado e os investimentos do município na educação, principalmente neste momento de pandemia.

“Os desafios da educação ficaram ainda mais densos nesta pandemia e se não fosse o empenho dos nosso profissionais, além dos investimentos que a Prefeitura da Serra vem dispensado às nossas unidades e nosso principal patrimônio que são nossas crianças e alunos e nossos trabalhadores”, conclui Alessandro Bermudes.

Leia também:

Termina hoje (04) prazo para pedir reaplicação do Encceja
Alunos conquistam 23 medalhas em olimpíadas científicas
Jornada Científica e Cultural FAESA terá 150 atividades online
Estudantes da Rede Municipal de Vitória produzem podcast
Serra vai distribuir 110 mil cadernos pedagógicos a estudantes
Faceli abre inscrições para I Simpósio de Direito do Trabalho
Alimentação escolar saudável ensina previne da obesidade
Aluno da Rede Estadual de Vitória participa de projeto da NASA
MEC amplia prazo para matrícula da lista de espera no Fies
Alunos de Vila Velha vão colher vegetais que eles cultivaram

TAGS:
ALFABETIZAÇÃO | BUSCA ATIVA | ENCCEJA | DIREITO | TABALHO | TECNOLOGIA | AULAS | PROFESSOR | EDUCAÇÃO