MOBILIDADE URBANA

Serra: Comunidade de Porto Dourado vai receber melhoria

Comunidade de Porto Dourado vai receber melhoria na iluminação e regulação fundiária.

Em 19/05/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Leandro Pereira-Secom/PMS

Atualmente, o município serrano possui um total de 79.155 luminárias de LED instaladas, representando quase 74% do parque de iluminação da cidade e 111 bairros impactados positivamente.

A noite do dia 17 de maio de 2023 foi diferente para os moradores de Porto Dourado! Inundada de emoção, a comunidade compareceu em peso para prestigiar a assinatura de duas Ordens de Serviços (OS): a ampliação do programa "Serra + Luz" e a regularização fundiária dos terrenos do bairro, do projeto "Seu Lar Todo Seu".

Segundo o secretário Municipal de Serviços da Serra, Enivaldo Dias, o "Serra + Luz" traz uma iluminação moderna, que vai gerar mais economia nos gastos públicos com a conta de energia. Isso sem contar com a melhoria na qualidade de vida”. 

Atualmente, o município serrano possui um total de 79.155 luminárias de LED instaladas, representando quase 74% do parque de iluminação da cidade e 111 bairros impactados positivamente.

Em Porto Dourado, cerca de 840 novas luminárias serão instaladas, proporcionando 37% mais luminosidade e uma economia de, aproximadamente, R$ 10 mil por mês na conta de energia municipal. 

"Seu Lar Todo Seu"

A segunda OS da noite foi a assinatura do programa “Seu Lar, Todo Seu”, que visa a regularização fundiária de terrenos ocupados por moradores do bairro. O projeto consiste em um conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais, para regulamentar as ocupações da comunidade e oferecer o título de proprietário. Em Porto Dourado, neste primeiro momento, por volta de 1700 famílias serão beneficiadas. 

“Por meio desse programa, a Serra, através desta gestão, pretende, em 2023, regularizar cinco mil lotes. Em Porto Dourado, a previsão é de unidades habitacionais de 101 ruas e 3 poligonais sejam impactadas. Além da segurança jurídica, essa valorização do imóvel vai oportunizar aqueles que querem melhorar sua residência”, afirma a secretária de Assistência Social, Habitação, Trabalho, Emprego e Renda, Cláudia Silva.

A medida é impactante, e vai resultar em segurança jurídica, valorização imobiliária e acesso a crédito barato, movimentando, dessa forma, a economia local. Em um discurso recheado de comoção e exaltação das melhorias da Serra, o prefeito Sergio Vidigal deu a letra, dizendo que “nós estamos nessa noite simplesmente para devolver uma parte daquilo que é de direito e foi construído pela nossa gente, pela nossa população”.

A dona Marlene Moreira diz que é a primeira moradora do bairro Porto Dourado e aguarda esse projeto a mais de duas décadas.

“Para mim, isso é a maior felicidade do mundo. Foram 25 anos esperando, era o meu sonho saber que eu poderia ter um dia a escritura da minha casa. Fico muito emocionada, é só felicidade e orgulho”, revela. Seu filho, Tarcísio Moreira, pontua que a assinatura das duas OS foram “a melhor coisa que aconteceu em 25 anos no bairro”. (Secom/PMV)

Leia também:

São Mateus assina OS e dá inicio às obras de pavimentação
PMC: Secretaria de Obras realiza melhorias em ruas e avenidas
Cariacica inicia construção de deques e de passarela suspensa
Ruas de Aracruz passam por serviços de infraestrutura
Cariacica faz pavimentação de cinco ruas em Santa Bárbara
Prefeitura de Linhares vai pavimentar ruas de Rio das Palmas
Viana inaugura uma pracinha para comunidade de Bonito
Semob realiza avanços em importantes obras do município
Cachoeiro: Construção de escadarias está em fase avançada
Linhares anuncia investimentos de R$ 30 mi em pavimentação 
PML: Moradores comemoram a nova iluminação de LED

TAGS:
SERRA | PORTO DOURADO | MELHORIA | ILUMINAÇÃO | REGULAÇÃO FUNDIÁRIA