EDUCAÇÃO

Serra da dicas que ajudam na adaptação da criança na escola

Prefeitura de Serra está realizando diversas atividades acolhedoras nas escolas.

Em 07/02/2020 Referência CCNEWS, Redação

Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Quem não gosta de curtir um período de descanso? Mas, voltar às aulas ou ir para a escola pela primeira vez pode causar estranheza para muitas crianças. Esse momento envolve muitas novidades, por isso a Secretaria Municipal de Educação de Serra preparou dicas e orientações para os pais e responsáveis. Paralelamente a isso, está realizando diversas atividades acolhedoras e preparando ambientes divertidos para ajudar na adaptação. 

"A adaptação ou readaptação do estudante no início do ano letivo não se faz somente no primeiro dia de aula. É um processo que pode demorar mais para algumas crianças. Alguns cuidados básicos dos pais podem tornar esse momento mais confortável e facilitar esse processo", explica a subsecretária pedagógica da Serra, Elizângela Fraga. 

A primeira sugestão é conversar com a criança sobre a importância da escola. “Os pais devem valorizar a instituição de ensino e o saber que professores vão transmitir. Eles devem mostrar o quanto a escola é importante para que as crianças aprendam e tenham um bom futuro”, destaca Elizângela. 

Outra dica para o retorno à rotina escolar é acertar o relógio biológico. “Reorganizar os horários de despertar, almoçar e dormir é muito importante. A rotina ajuda muito a criança nessa fase de adaptação. Além disso, dormir bem é essencial para o bom desempenho escolar”, comenta. 

Dicas que contribuem para a retomada da vida escolar dos pequenos:

Faça com que a criança volte à rotina gradualmente, sem estabelecer mudanças bruscas, pois ela sofre mais com mudanças radicais; 

Estimule a confiança. Se a criança está insegura e sofrendo pela separação, é necessário mostrar que você vai deixá-la, mas voltará para buscá-la na hora combinada;

Fale para eles dos novos colegas, das “tias”, das brincadeiras, daquilo que aprenderão no novo ambiente escolar.

Saia de casa com antecedência para que seu filho não chegue atrasado;

Pergunte ao seu filho como foi o dia dele quando estiverem voltando para casa. Procure saber detalhes, pois isso estimula a criança a voltar no dia seguinte.

Prestigiar os eventos e festas comemorativas da escola é importante, como forma de valorizar o espaço de estudo dos filhos.

É preciso soltar a mão da criança, demonstrar confiança no profissional da educação que será o responsável por ela naquele espaço. 

Lembre-se sempre de que a adaptação e a readaptação não são instantâneas, mas requerem bastante paciência, tanto dos pais quanto das crianças.É importante lembrar que, cada criança, tem o seu tempo e precisa ser respeitada): 

Alguns comportamentos

Choro;

Dificuldade de ir para a escola;

Dificuldade de separar-se da mãe ou de quem a leva para a escola;

Rejeitar ser cuidado por outra pessoa; 

Rejeitar alimentação;

Evitar usar o banheiro;

Recusar participar das atividades propostas; 

Recusar separar-se de seus objetos de apego, tais como chupetas e paninhos;

Ficar apático ou, ao contrário, muito agitado;

Bater e agredir outras crianças sem motivo aparente; 

Ficar doente seguidamente ou desenvolver doenças crônicas ligadas ao intestino, ou ao aparelho respiratório; 

Machucar-se continuamente;