SAÚDE

Serra faz um alerta para o uso de pomadas modeladoras

Secretaria de Saúde da Serra faz um alerta para o uso das pomadas, que foram proibidas.

Em 10/03/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação - Sesa/PMS

Isso se deve ao surgimento de alguns problemas de saúde, como cegueira temporária, forte ardência e lacrimação intensa nos olhos, além de coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça.

As pomadas modeladoras já foram aliadas nos cuidados com os cabelos, sobretudo no auxílio de tranças e penteados. Mas, há semanas, o produto deixou de ser um aliado da beleza, para se tornar o vilão para as pessoas.

Isso se deve ao surgimento de alguns problemas de saúde, como cegueira temporária, forte ardência e lacrimação intensa nos olhos, além de coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça.

Diante dessa realidade, a Secretaria de Saúde da Serra, por meio da Vigilância Sanitária, ressalta que o uso e comercialização de pomadas para trançar ou modelar cabelos estão proibidas, conforme resolução nº 475 da Anvisa, publicada em 9 de fevereiro deste ano. Com isso, nenhum item dessa natureza pode ser comercializado ou exposto para venda, até o fim do período em que a medida estiver em vigência.

Exemplares adquiridos anteriormente ao período de proibição e já em posse de profissionais e salões de beleza também não devem ser utilizados. Isso até a conclusão de testes, provas e análises sobre os casos, relatados por pessoas que tomaram banhos de mar, piscina ou mesmo chuva após o uso dos cosméticos.

A interdição é uma medida preventiva e temporária, que visa proteger a saúde da população. Em caso de contato acidental com os olhos, estes devem ser lavados imediatamente e com água abundante. Apresentados, após o procedimento de lavagem, efeitos indesejáveis, a pessoa deve se apresentar à Unidade de Saúde mais próxima para iniciar seu atendimento.

O QUER FAZER - MEDIDAS A SEREM ADOTADAS:

1. CONSUMIDOR:

Não use ou adquira esses produtos.

- Se fez uso recente, lave os cabelos com cuidado, sempre lembrando de inclinar a cabeça para trás, para que o produto não entre em contato com os olhos.
- Em caso de contato acidental com os olhos, lave imediatamente os olhos com água em abundância.
- Em caso de qualquer efeito indesejado, procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo de você.
- Em caso de efeito indesejado, notifique o caso à Anvisa por meio do endereço https://pesquisa.anvisa.gov.br/index.php/368782?lang=pt-BR

2. PROFISSIONAIS, SALÕES E COMÉRCIO EM GERAL:

- Não utilizem esses produtos em nenhum cliente.
- O manuseio do produto também pode trazer risco aos aplicadores.
- Não comercialize esses produtos enquanto a medida estiver em vigor.
- Não existe determinação de recolhimento de todos os produtos no momento, mas o produto deve ficar separado e não deve ser exposto ao consumo ou uso.

3. PROFISSIONAIS DE SAÚDE

- Dentre as queixas relatadas pelos usuários estão cegueira temporária (perda temporária da visão), forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça.

- Ao realizar atendimento de pacientes com quaisquer lesões oculares associadas ao uso dos produtos ou efeitos indesejáveis ou nocivos à saúde supostamente relacionados com o uso de produtos para trançar/modelar os cabelos ou de outros produtos cosméticos, notifique o caso à Anvisa por meio do endereço: https://pesquisa.anvisa.gov.br/index.php/368782?lang=pt-BR. (Secom/PMS)

Leia também:

Covid-19: Prefeitura de Linhares fará mutirão neste sábado
Cariacica contra a dengue: Saúde crias pontos de hidratação
Serra abre agendamento para vacina nesta quinta-feira (9)
Saúde informa que vacinação contra mpox começa em março
Março Lilás: Vagas para exame preventivo do colo do útero
Covid: Vitória abre vagas para vacinação infantil e bivalente
Hospital Evangélico habilitado para fazer transplante de fígado 
Governo lança programa de distribuição de absorvente
Nova Venécia faz alerta para os sintomas da Tuberculose
Mulheres: saúde disponibiliza serviços em Anchieta
Chega ao ES o 1º aparelho inovador para tratamento de miopia

TAGS:
SERRA | SECRETARIA DE SAÚDE | POMADAS | MODELADORAS | ALERTA