SAÚDE

Serra oferece testagem rápida para Covid-19 em laborátorio

A partir desta semana, a Saúde da Serra volta a realizar testagem rápida para a Covid-19.

Em 18/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução/São João da Boa Vista

Basta comparecer ao local, das 8h às 12 horas e das13h às 18 horas e apresentar documento pessoal com foto, CPF ou cartão do SUS. O resultado sairá em poucos minutos.

A partir desta semana, a Saúde da Serra volta a realizar testagem rápida para a Covid-19 de segunda a sexta, no Laboratório Central Municipal, localizado em Jardim Limoeiro. Não há necessidade de agendamento, nem tampouco de encaminhamento médico.

Basta comparecer ao local, das 8h às 12 horas e das13h às 18 horas e apresentar documento pessoal com foto, CPF ou cartão do SUS. O resultado sairá em poucos minutos.

Queda na demanda

O serviço de testagem para a Covid-19 acompanha a demanda, ou seja, a procura pelo serviço. Em novembro de 2022, quando nos deparamos com mais uma onda que provocou aumento de casos da doença, o serviço no Laboratório Central Municipal passou a ser realizado de segunda a segunda, das 8h às 12 horas e das 13h às 18 horas. Até então, o atendimento ocorria apenas de segunda a sexta até as 13h.

Uso obrigatório de máscara nos serviços de saúde

O uso de máscara continua obrigatório nos serviços de saúde da Serra. A Secretaria de Saúde da Serra publicou, no Diário Oficial, o decreto nº 2.689 (11 de abril de 2022), que estabelece a manutenção do item individual de segurança, apesar da flexibilização para seu uso em outros locais, sejam eles abertos ou fechados.

O documento mantém a obrigatoriedade do uso da máscara para acessar e permanecer nas Unidades Assistenciais de Saúde, como: Unidades de Saúde, Centro de Atenção Psicossocial (CAPs), Ambulatório Municipal de Especialidades (AMES), Laboratório Central Municipal, Hospital Municipal Materno Infantil (HMMI), Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

O decreto também inclui sua obrigatoriedade em Instituições de Longa Permanência (ILPIs). (Secom/PMS)

Leia também:

Pfizer oferece vacinas a países de classe baixa a preço de custo
Saúde distribui 740 mil doses da CoronaVac para crianças
Serra abre novas vagas para vacinação nesta segunda (16)
Caps realiza Dia de vivência sobre saúde mental, em Linhares
Fiocruz alerta possível aumento de nova linhagem do coronavírus
Sábado (14) tem vacinação sem agendamento em Vitória
Cachoeiro: contra a hanseníase, US reforçam conscientização
Saiba quais são os tipos de acne e os principais tratamentos
Vila Velha: agendamento on-line para vacinação nesta sexta 
Lote de 754 mil doses da Coronavac vai reforçar vacinação

TAGS:
COVID-19 | TESTAGEM | SERRA | LABORATÓRIO | SEM AGENDAMENTO