EDUCAÇÃO

Serra: Pais de alunos vão consultar notas e faltas pelo celular

Prefeitura de Serra, junto com a Secretaria de Educação, lançou o Sistema de Gestão Escolar. 

Em 09/06/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Arquivo/Correio Capixaba

O lançamento aconteceu na EMEF Profª Angela Maria Pereira Barcelos, localizada no Centro de Serra, escolhida para receber o sistema como projeto piloto.

A inovação é um compromisso da gestão com a população serrana. Por esse motivo, a Prefeitura de Serra, junto com a Secretaria de Educação, lançou nesta terça-feira (8) o Sistema de Gestão Escolar. Além de facilitar o gerenciamento das atividades pedagógicas, pais e estudantes da rede municipal da Serra também poderão acessar as notas e frequências, do computador ou até mesmo do celular.

Através desta nova plataforma, os servidores da educação poderão fazer o gerenciamento, em um só lugar e de forma totalmente on-line, da frequência dos alunos, notas, ocorrências disciplinares, matrículas, cadastros de reserva, transferências e remanejamento. A proposta é oferecer mais um canal de comunicação entre a escola, o estudante e a família, deixando-os informados sobre o desempenho do aluno na sala de aula.

Além disso, a partir de todos esses dados será possível produzir relatórios para embasar análises mais eficazes dos processos educativos de cada Unidade de Ensino.

O lançamento aconteceu na EMEF Profª Angela Maria Pereira Barcelos, localizada no Centro de Serra, escolhida para receber o sistema como projeto piloto.

O prefeito Sergio Vidigal disse que esse investimento na educação é muito importante para dar mais transparência.

“Só quem trabalha com educação sabe o quanto é preciso ter amor pelo que se faz. Sou um grande defensor da educação, por isso, ela sempre será prioridade e patrimônio da nossa gestão. Além de dar transparência, a implantação desse sistema vai facilitar as respostas das nossas principais demandas. Além disso, para a educação é muito importante porque traz os pais dos alunos até a escola de forma on-line. É uma das ações para o caminho que estamos trilhando para fazer a Serra dar o salto para o futuro”, pontuou.

O Secretário de Educação, Alessandro Bermudes, comentou que o lançamento do sistema é um passo importante.

“Estamos tirando a rede educacional da Serra da era analógica e colocando na era digital. A partir de agora nós vamos ter relatórios completos de toda nossa rede através desse sistema, isso vai nos gerar informação para que possamos aumentar a eficiência do nosso trabalho, melhorando e qualificando a rede de ensino cada vez mais”, afirmou. 

Para iniciar o funcionamento, a Secretaria de Educação realizou um treinamento com os servidores, específico para a plataforma, no laboratório do Centro de Formação da Sedu. 

O objetivo é avançar de forma escalonada e que até o fim do ano todas as escolas possam fazer as matrículas e as pautas de forma virtual, evitando assim, acúmulo de papel e processos na administração.

O novo sistema já está em funcionamento em três escolas: a EMEF Profª Angela Maria Pereira Barcelos, já mencionada, EMEF Herbert de Souza, ambas na Serra Sede e o CMEI Espaço Feliz, em Cidade Continental. O motivo da escolha dessas escolas é para abranger todas as etapas da rede de ensino: educação infantil, ensino fundamental séries iniciais e séries finais.

Estiveram presentes na solenidade de lançamento as subsecretárias de Educação, Claudia Silva e Luciana Galdino, o diretor EMEF Profª Angela Maria Pereira Barcelos Luciano Rodrigues, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Márcia Saraiva, o diretor do Sindiupes, Paulo Loureiro, os vereadores Paulinho do Churrasquinho, Sérgio Peixoto, Professor Rurdiney, Wellingtom Alemão e Pablo Muribeca.

Leia também:

Serra prepara creches para receber crianças dos grupos 4 e 5
Serra: Cidade da Grande Vitória que mais reduziu homicídios
Cursos são parte da rotina dos técnicos da Defesa Civil de Serra
Prefeitura de Serra reabre agenda para cadastro no CadÚnico
Vidigal assina ordens de serviços para obras em Jacaraipe
Serra apresenta seu sistema de aprovação de projetos à CBIC
Prefeitura de Vitória instala novos refletores no Caramuru
Mata Atlântica: Parque da Fonte Grande tem novos mirantes
Nova lei proíbe nomeação de condenados por crimes sexuais

TAGS:
PARQUE | SEVIÇOS | OBRAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADE | EMPREGOS | GOVERNO