EDUCAÇÃO

Serra: Parceria entre Prefeitura e Vale contra a evasão escolar

Objetivo é realizar ações com crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos ainda fora da escola.

Em 29/09/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Edson Reis-Secom/PMS

O convênio auxilia na formação dos profissionais que atuam na Educação Básica e na rede de proteção social do município.

Uma parceria que pode mudar vidas tem início no Município de Serra. Foi firmado nesta terça-feira (28), o Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura e a Fundação Vale Associação Escola Aprendiz. A assinatura aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ismenio de Almeida Vidigal, em Planalto Serrano, Bloco A, Serra.

O objetivo da parceria é a realização de ações na área da Educação e Desenvolvimento Territorial, especialmente identificação dos casos de crianças e adolescentes entre quatro e 17 anos que estejam fora da escola ou em risco de evasão escolar. Além disso, o Convênio auxilia na formação dos profissionais que atuam na Educação Básica e na rede de proteção social do município, em processos de inserção e permanência escolar na rede pública municipal, pela Secretaria de Educação do município.

Momento histórico

O prefeito Sergio Vidigal afirmou que esse é um momento histórico para Serra, visto que a parceria com a Fundação Vale Associação Escola Aprendiz é uma prova de que o município vem cumprindo seu papel, enquanto gestor dos recursos e do conteúdo levado aos alunos.

“Sempre falo que as grandes mudanças na economia só acontecem com investimento em educação. O cuidado com nossas crianças e adolescentes tem sido uma das nossas premissas. A pandemia tornou ainda mais importante a necessidade de olharmos com carinho e atenção para os nossos alunos, e lutar por cada um deles. Nenhuma criança ou adolescente da Serra deixará a escola ou ficará sem acesso à educação. Esse é um dos nossos principais compromissos”, declarou Sergio Vidigal.

Para o secretário de Educação, Alessandro Bermudes, a parceria com a Vale pode mudar a realidade educacional da cidade.

“Isso amplia o trabalho que as unidades de educação já fazem com a busca ativa. A pandemia nos mostrou que esse olhar cuidadoso da comunidade com os alunos deve continuar. E essa não é a única ação que desenvolvemos. Estamos comprando notebooks para alunos e professores. Assim vamos colocar de vez a Serra no mundo digital”, disse.

Já a gerente de projetos da Fundação Vale, Lívia Zandonadi, ressaltou a importância de se combater a evasão escolar.

“O último relatório de 2020 da Unicef apontou que existem 5 milhões de crianças entre 06 e 17 anos em situação de desvinculação escolar. Combater isso é uma necessidade de toda rede de proteção da comunidade. Nosso papel é mostrar que todos podemos apoiar”.

O gerente de Desenvolvimento Sustentável da Vale, José Lúcio Pádua, reforçou que o investimento em educação é o que muda realmente a vida das pessoas.

“E o nosso lema é esse. Melhorar a vida das pessoas. Com esse projeto de Territórios e Redes, que é movo na Vale, é piloto na Serra e em Marabá. Estamos aqui porque confiamos na gestão e podemos ajudar no básico: colocar as crianças na escola”.

Leia também:

Estudantes da Rede Estadual e Ufes recuperam computadores
Prefeitura de Serra vai distribuir 65 mil kits alimentação escolar
Seme repassa mais de R$393 mil para melhorias em escolas
Sedu repassa mais de R$48,5 milhões para Conselhos de Escola
Vila Velha premia a Escola do Xuri no concurso de desenho
Alunos entrevistam prefeito em projeto de cidadania ativa
Guarapari entrega kits de laboratório de ciências para escolas
Aluna capixaba é premiada em evento de Astronomia
Nova Lei beneficia casos específicos de estudantes na Serra
> ​Servidores da Prefeitura de Vila Velha realizam curso de libras
Secretaria de Educação da Serra destaca projetos para juventude
> PSE leva orientações sobre alimentação nas escolas de Cariacica

TAGS:
SERRA | VALE | PARCERIA | EDUCAÇÃO | ESCOLA | SÉRGIO VIDIGAL