EDUCAÇÃO

Serra prepara creches para receber crianças dos grupos 4 e 5

7.400 crianças voltam às aulas presenciais no modelo híbrido, a partir da segunda-feira (07).

Em 05/06/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Sedu-PMS

Demarcações no chão para garantir o distanciamento entre crianças e profissionais, álcool em gel a 70% espalhados pelas dependências dos CMEIs.

No Município de Serra, cerca de 7.400 crianças voltam às aulas presenciais no modelo híbrido, a partir desta segunda-feira (07). De acordo com o calendário especial divulgado pela Secretaria de Educação da Serra (Sedu), essa é a vez dos Grupos 4 e 5 voltarem às salas de aula, de forma escalonada. 

Para receber as crianças matriculadas na Educação Infantil da rede municipal de ensino, os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), bem como os trabalhadores da educação, receberam todo aparato necessário para o retorno seguro das aulas presenciais. 

Cuidados especiais

Demarcações no chão para garantir o distanciamento entre crianças e profissionais, álcool em gel a 70% espalhados pelas dependências dos CMEIs, em áreas internas e externas, lixeiras acionadas por pedal, mesas dispostas conforme normas de distanciamento social, demarcações nas mesas dos refeitórios, placas de orientações ao longo da unidade de ensino, são alguns dos cuidados tomados para a volta das crianças. 

Orientações

A Sedu destaca algumas orientações que devem ser observadas:
- A família deverá cumprir o horário estabelecido de entrada e saída, para evitar aglomerações;
- A criança será atendida em grupos diferentes, divididos por cores, sendo presencial e outro remoto, em semanas alternadas;
- O responsável pela criança deverá apresentar, obrigatoriamente, a carteirinha de identificação referente à cor da semana;
- Não será permitido levar brinquedos para o CMEI;
- A criança deve levar uma garrafinha de água com sua identificação;
- A criança deverá estar usando máscara todo o tempo em que estiver no ambiente escolar e deverá ser colocada na mochila, dentro de uma sacola, mais uma máscara para trocar após a refeição;
- Caso haja sintomas gripais ou suspeita de Covid-19 da criança ou de qualquer pessoa do grupo familiar, a criança deve ficar em casa e a família deve comunicar a escola.

Termo de Interesse

Ao longo do mês de maio, os pais e responsáveis foram chamados aos CMEIs para assinarem o Termo de Manifestação de Interesse, declarando se a criança voltaria para as aulas presenciais ou se manteria acompanhando o conteúdo por meio das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs). 

As APNPs são retiradas na própria unidade de ensino, por meio de agendamento. Nelas são incluídas as atividades quinzenais que a criança deve realizar em casa, com a ajuda dos pais e/ou responsáveis. Após realizadas as atividades, a família deve retornar com o material preenchido para a escola, como forma de registrar a presença da criança nas aulas. Além disso, por meio das APNPs é possível avaliar o rendimento escolar. 

Quase 23 mil crianças

A Serra tem 22.660 crianças matriculadas na Educação Infantil da rede municipal, sendo que neste dia 07 de junho, das 14.788 que compõem os Grupos 4 e 5, cerca de 7.400 voltam para a sala de aula.

Leia também:

Serra: Cidade da Grande Vitória que mais reduziu homicídios
Cursos são parte da rotina dos técnicos da Defesa Civil de Serra
Prefeitura de Serra reabre agenda para cadastro no CadÚnico
Vidigal assina ordens de serviços para obras em Jacaraipe
Serra apresenta seu sistema de aprovação de projetos à CBIC
Prefeitura de Vitória instala novos refletores no Caramuru
Mata Atlântica: Parque da Fonte Grande tem novos mirantes
Nova lei proíbe nomeação de condenados por crimes sexuais
Mega-ação retira mais 28 ton de resíduos da baía de Vitória
Vitória abre agenda para vacinar professores de 40 a 59 anos
Prefeitura retira 111 toneladas de resíduos da baía de Vitória
Prefeitura leva mais iluminação e segurança para São Pedro
Vitória abre agenda para vacinar idosos com 65 anos e saúde
Pesquisa mostra variação de 225% no valor do álcool em gel
Ajuda: Vitória alerta sobre os sinais da violência sexual infantil

TAGS:
PARQUE | SEVIÇOS | OBRAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADE | EMPREGOS | GOVERNO