EDUCAÇÃO

Serra prepara profissionais da Educação para a volta às aulas

Programação de capacitação acontece pela internet, por meio da plataforma Educa Serra.

Em 05/02/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

(Foto: Freepik)

Durante todo o mês de fevereiro, os servidores vão se preparar para receber os alunos que retomam as atividades nas escolas, de forma híbrida.

Como parte do planejamento para retorno às aulas no ano letivo de 2021, a Secretaria de Educação (Sedu) de Serra está promovendo um ciclo de palestras e formações para os profissionais da educação, com foco na saúde mental, formação tecnológica e protocolos sanitários de segurança para o retorno às aulas em meio à pandemia da Covid-19.

Durante todo o mês de fevereiro, os servidores vão se preparar para receber os alunos que retomam as atividades nas escolas, de forma híbrida, a partir do dia 1º de março. As capacitações acontecem pela internet, por meio da plataforma Educa Serra.

Escalonada

A volta será escalonada, ou seja, alunos das séries finais retornam primeiro, até chegar a vez dos estudantes das séries iniciais. O modelo definido das aulas presenciais será o híbrido, que é quando na semana metade dos alunos vai para a escola e a outra metade fica em casa, e na semana seguinte essa ordem é invertida. Dessa forma, garante-se o distanciamento seguro entre os estudantes nas salas de aula.

Assim como ocorrerá nos outros municípios da região metropolitana, em Serra, inicialmente os pais poderão escolher se mandam os filhos para a escola ou se eles ficarão em casa e receberão o conteúdo de forma remota, pelo celular ou computador. Novas tecnologias estão em fase de implantação para que todos os alunos e professores tenham total acesso às plataformas adotadas.

Calendário de Serra:

1º de março: 8º e 9º anos
15 de março: 5º ao 7º ano
1º de abril: 1º ao 4º ano

Ainda não há previsão de volta às atividades presenciais para alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da Serra.

“As crianças matriculadas nos CMEIs são muito pequenas e não têm o discernimento sobre distanciamento social. Não podemos colocá-las em risco, nem as suas famílias. Assim que for possível, vamos divulgar a data de início das atividades remotas para esses alunos”, informou o secretário de Educação da Serra, Alessandro Bermudes.  (Com informações da Secom/PMS)