SAÚDE

Serra promove seminário sobre saúde da pessoa idosa

Encontro visa discutir, sobre práticas seguras que refletem na qualidade de vida dos idosos

Em 06/12/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Internet

O projeto são outros nove encontros, que, muito provavelmente, vão acontecer de forma on-line ou híbrida.

Nesta quarta (07), das 8h às 12 horas, na Multivix/Serra, em Colina de Laranjeiras, vai acontecer o I Seminário de Atenção à Saúde do Idoso Institucionalizado: Desafios e Perspectivas. Voltado para administradores das Instituições de Longa Permanência (ILPIs) localizadas no município e seus colaboradores, o encontro visa discutir, principalmente, sobre as práticas seguras que vão refletir na qualidade de vida das pessoas idosas.

Para tanto, o seminário vai contar com a participação de representantes das equipes técnicas da Vigilância Sanitária da Serra, da referência técnica da Saúde do Idoso da Serra (Atenção Primária à Saúde), além de representantes do Ministério Público e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (COMIDS) da Serra.

Saúde da Serra oferece serviço especializado à pessoa idosa

A Prefeitura da Serra oferece à pessoa idosa o programa de Saúde do Idoso. Ele é desenvolvido nas Unidades de Saúde por uma equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, psicólogos, agentes de saúde, dentistas, professores de educação física.

Além disso, as referências técnicas do programa também são encarregadas de realizar o monitoramento e acompanhamento dos residentes nas Instituições de Longa Permanência para a Pessoa Idosa (ILPIs). Neste momento, são 23 instituições, no município.

Na Serra, o público da “Melhor Idade” também está inserido no Hiperdia, programa voltado para prevenção e cuidado com a hipertensão arterial e diabetes; além do Programa de Orientação do Exercício Físico (Proef), com a prática de exercício físico supervisionado.

Primeiro de alguns novos encontros para discutir a temática

Como o nome diz, o I Seminário de Atenção à Saúde do Idoso Institucionalizado: Desafios e Perspectivas marcará o início de uma série de outros momentos, que estão sendo planejados, pelas equipes da Vigilância Sanitária Municipal, para 2023.

O projeto são outros nove encontros, que, muito provavelmente, vão acontecer de forma on-line ou híbrida. Os próximos encontros vão abordar temas como “Manipulação de Alimentos e Segurança Alimentar”, “Estrutura Física e Estrutura das ILPIs”, “Controle de Medicamentos”, Cálculo de Recursos Humanos”, entre outros. (Secom/PMS)

Leia também:

Brasil tem 27.086 casos de covid-19 e 105 mortes em 24 horas
Covid-19: Serra abre vagas para vacinação nesta segunda (5)
Vila Velha realiza testagem para Covid-19 e diversos pontos
Covid-19: Brasil registra 7.332 casos e 15 mortes em 24 horas
Fabricação de vacinas esbarra no controle de qualidade
Vitória terá vacinação sem agendamento neste sábado (3)
Agendamento para consultas passa a ser diariamente na Serra
Covid-19: testagem sem agendamento neste final de semana
Governo lança campanha de conscientização de HIV/Aids
Vacinação sem agendamento até domingo (04) na Serra

TAGS:
SERRA | SEMINÁRIO | QUALIDADE DE VIDA | IDOSOS | COMIDS