EDUCAÇÃO

Serra quer implantar a Política Municipal de Alfabetização

Garantia de ações que potencializam as práticas alfabetizadoras e ampliam a aprendizagem.

Em 28/04/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Freepik

Esta política objetiva estruturar os processos pedagógicos, a avaliação e a qualificação dos professores, a fim de garantir a alfabetização plena de todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino. 

Nesta quarta-feira, 28 de abril, é o Dia Internacional da Educação. Em comemoração a essa data tão importante, a Secretaria de Educação de Serra, por meio da Subsecretaria Pedagógica apresentará ao prefeito Sergio Vidigal, minuta  de projeto para sistematização e implementação da Política Municipal de Alfabetização de Serra (PMAS). 

A PMAS é importante porque atende a Meta 05 do Plano Municipal de Educação (Lei Nº 4.432, de 04 de novembro de 2015), que prevê a alfabetização de todas as crianças até no máximo o terceiro ano do Ensino Fundamental.

Esta política objetiva estruturar os processos pedagógicos, a avaliação e a qualificação dos professores, a fim de garantir a alfabetização plena de todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino. 

A subsecretária pedagógica de Serra, Luciana Galdino, enfatizou a relevância desse projeto como uma possibilidade de correção do déficit educacional, em virtude da pandemia da Covid-19, com a suspensão das aulas presenciais por um longo período do ano de 2020 e parte deste ano de 2021. 

“O projeto de sistematização e implementação da Política Municipal de Alfabetização da Serra garante ações que potencializem as práticas alfabetizadoras e ampliem as aprendizagens das crianças, adolescentes, jovens e adultos”, destacou Luciana.

Compromisso de todos

Vale destacar a importância de se considerar as excepcionalidades da pandemia da Covid-19, o Continuun Curricular e as ações educacionais emergidas desse contexto, a serem assumidas pelas Unidades Administrativa Central e Unidades de Ensino.

História do Dia Internacional da Educação

O dia 28 de abril ficou internacionalmente conhecido como Dia Internacional da Educação porque, neste dia, no ano de 2000, foi realizado no Senegal, o Fórum Mundial de Educação de Dakar. Diversos setores da sociedade associaram o evento a uma data comemorativa.

O objetivo do encontro, do qual participaram cerca de 180 países, era firmar um compromisso mundial pela educação básica, de modo que ela fosse ampliada. Para isso, 164 nações assinaram um documento, conhecido como “Marco de ação de Dakar, educação para todos: cumprindo nossos compromissos coletivos”.

Seis metas foram estabelecidas na ocasião. Dentre elas, melhorar todos os aspectos da qualidade da educação e assegurar excelência para todos, de forma a garantir a todos resultados reconhecidos e mensuráveis, especialmente na alfabetização, na matemática e em habilidades essenciais à vida.

TAGS
CIDADANIA | EDUCAÇÃO | SAÚDE  | EMPREGOS | ESPORTES | CIDADE | ECONOMIA