SAÚDE

Serra realiza mutirão de cirurgia geral para 700 pacientes

Neste sábado (04), as equipes de Saúde vão realizar o 1º mutirão pré-cirúrgico de 2023.

Em 02/02/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Deborah Hemerly/Secom-PMS

Essa primeira ação, voltada para 700 pacientes adultos previamente agendados, será mais um passo dado pela Prefeitura da Serra em direção à meta de zerar a fila de pacientes que estão aguardando para cirurgias de vesícula e de hérnia umbilical.

Neste sábado (04), das 8h às 15 horas, as equipes de Saúde da Serra vão realizar o primeiro mutirão pré-cirúrgico de 2023. Será no Sine municipal, localizado no primeiro andar do Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe.

Essa primeira ação, voltada para 700 pacientes adultos previamente agendados, será mais um passo dado pela Prefeitura da Serra em direção à meta de zerar a fila de pacientes que estão aguardando para cirurgias de vesícula e de hérnia umbilical.

A mobilização vai contar com consulta com enfermeiros, que vão solicitar e agendar a realização dos exames pré-operatórios, como sangue, ultrassonografia, além do risco cirúrgico com cardiologista, que serão realizados na rede municipal de saúde. Assim, o caminho que separa o momento do diagnóstico até a realização da cirurgia será encurtado de três a quatro meses.

Neste momento, cerca de 2.400 pacientes aguardam pelos procedimentos, que são realizados em uma parceria entre a Prefeitura da Serra e o Governo Estadual. Grande parte dessa demanda é reflexo da pandemia da Covid-19, momento em que os procedimentos eletivos precisaram ser suspensos, represando o fluxo.

Unidades de Saúde são os primeiros acessos

Vale a pena ressaltar que a porta de entrada para o serviço continua sendo a Unidade de Saúde (US), ou seja, as pessoas que participam dos mutirões já estão com os encaminhamentos para as cirurgias eletivas em mãos, emitidos pela equipe da US.

O próximo mutirão já tem data marcada

O próximo mutirão já tem data marcada, e será voltado para cirurgia vascular. A ação será no dia 08 de fevereiro, também a partir das 8 horas, na Secretaria de Saúde da Serra, localizada no Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe. O objetivo é preparar 350 pacientes. (Secom/PMS)

Leia também:

Aracruz: Saúde realiza mutirão de cirurgias eletivas e exames
Líderes fazem pacto para acabar com Aids em crianças até 2030
Prevenção da gravidez na adolescência: UBS realizam ações
Covid-19: Anvisa recebe pedido de registro para vacina bivalente
Sintomas que podem indicar câncer e não devem ser ignorados
OMS decide manter covid-19 como emergência global
Serra abre agendamento para vacinação nesta segunda (30)
Correr todos os dias é recomendado? Veja dicas para traçar plano
O Dia Mundial do Câncer e o trabalho por cuidados mais justos
Vitória oferece diagnóstico e tratamento para hanseníase

TAGS:
SAÚDE | SERRA | CIRURGIAS | MUTIRÃO | PACIENTES